Cinco nomes da moda que vale a pena conhecer no Dia da Fotografia

Petra Collins, Annie Leibovitz e Mert & Marcus são alguns nomes que arrasam ao unir esses dois universos

atualizado 26/12/2018 18:13

Divulgação/Petra Collins

Na indústria da moda, não basta criar. Divulgar é também crucial, e aí entra o trabalho artístico do fotógrafo: a luz, a sombra, o ângulo, o conceito e, principalmente, aquele olhar singular que faz de imagens comuns algo extraordinário.

Por de trás das lentes, esses artistas transformam campanhas publicitárias e capas de revistas em algo que vai além da moda. O conceito é de pura arte e, por isso, comemora-se neste domingo (19/8) o Dia Mundial da Fotografia. Aproveito para compartilhar um pouco do trabalho desses profissionais que passam tanto tempo nos bastidores e raramente aparecem.

Na contemporaneidade, os nomes que mais se destacam são Petra Collins, Annie Leibovitz e Tim Walker.

Quer saber mais? Então, vem comigo!

 

Petra Collins
Petra Collins é, atualmente, a queridinha da Gucci. Fotógrafa e diretora de arte, a canadense tem apenas 25 anos e já acumula no currículo trabalhos para grandes publicações de moda, como Elle, Vice e Vogue. O olhar único por trás de câmeras analógicas permite que a artista registre imagens coloridas com forte pegada retrô. Abusa da luz natural e adota a pauta feminista como norte de seu estilo.

Produziu diversas campanhas com artistas pop e marcas renomadas. Entre elas, Bulgari, Adidas, Vans, Calvin Klein e Nordstrom.

Já gravou videoclipes e fez um curta-metragem de terror, para a estreia do InstagramTV, chamado A Love Story, com a cantora e atriz Selena Gomez.

Ela arrasa!

Divulgação/Petra Collins

 

Reprodução/Petra Collins

 

Divulgação/Petra Collins
A cantora e atriz Selena Gomez é a grande musa de Petra Collins. As duas já fizeram videoclipes e, de vez em quando, colaboram em ensaios

 

Divulgação/Petra Collins
O estilo de Petra carrega toda a nostalgia e o quê vintage das câmeras 35mm

 

Divulgação/Petra Collins
A diva do rock Joan Jett é uma das celebs que já posaram para a fotógrafa

 

Ellen Von Unwerth
Aos 64 anos, a alemã Ellen traz vida e descontração às suas fotos. Explora o lado femme fatale e lúdico da mulher. Fotografou Eva Green, Britney Spears, Christina Aguilera, Kate Moss e Lana Del Rey – essas modelos foram apelidadas, pela artista, de “minhas garotas”.

A estética prioriza tons brancos, um contraste forte (principalmente nas imagens em preto e branco), saturação carregada e, quase sempre, um toque de vermelho. Vanity Fair, Vogue e Interview são algumas das várias capas que fez ao longo da brilhante carreira.

Em março de 2018, Ellen ganhou uma exposição em São Paulo com highlights da carreira.

Divulgação/Ellen Von Unwerth

 

Reprodução/Ellen Von Unwerth

 

Divulgação/Ellen Von Unwerth
Um de seus trabalhos mais icônicos foi para Britney Spears, no ensaio do disco Blackout (2007)

 

Divulgação/Ellen Von Unwerth
Quase sempre trabalha com detalhes em vermelho, como nesta foto de Christina Aguilera

 

Annie Leibovitz
O olhar artístico e espontâneo de Anne foi responsável pelo sucesso da fotógrafa nos anos 1970. Ficou conhecida por retratar os bastidores do universo rocker quando trabalhava na revista Rolling Stone. Foram 10 anos de pareceria com a revista.

Nesse período, John Lennon, Patti Smith, Bob Dylan, Mick Jagger e muitos outros ícones posaram para Annie.

Os registros da fotógrafa americana de 68 anos carregam um ar tão detalhista e majestoso que se assemelham a pinturas. Ela fez verdadeiras obras de arte nos trabalhos com Gisele Bündchen, Adele, Katy Perry e outras celebs.

Divulgação/Annie Leibovitz

 

Divulgação/Annie Leibovitz

 

Divulgação/Annie Leibovitz
Annie Leibovitz cria verdadeiras obras de arte que se assemelham a pinturas. Nesta, posam Amy Adams e Tim Burton, inspirados no filme Os Sapatinhos Vermelhos (1948)

 

Divulgação/Annie Leibovitz
Drew Barrymore interpreta a protagonista de A Bela e a Fera para mais uma foto do especial Once Upon a Time, de Annie para a Disney

 

Divulgação/Annie Leibovitz
Gisele virou a Wendy de Peter Pan para a série de fotos Once Upon a Time

 

Tim Walker
Tim prefere uma abordagem minimalista, sempre carregada de um quê poético. As produções, geralmente delicadas, contam histórias e acionam a nossa imaginação.

Nas imagens, flores, escadas, frutas, jornais e outros elementos se convergem com os rostos e corpos fotografados. Entre os modelos famosos, Madonna, Keira Knightley e Emma Stone.

Tim fotografou para grifes como Mulberry, Givenchy e nas revistas W e i-D. O artista é bastante conhecido pelo trabalho de vários anos nos arquivos da Vogue britânica.

Divulgação/Tim Walker

 

Reprodução/Tim Walker

 

Divulgação/Tim Walker
O fotógrafo abusa da criatividade ao compor as imagens

 

Divulgação/Tim Walker
Delicados, lúdicos e criativos, o trabalho de Tim Walker parece capturas de contos de fadas

 

Mert Alas & Marcus Pigott
Por último, a consagrada dupla de fotógrafos Mert & Marcus é responsável por vários trabalhos com Madonna, Kate Moss e Rihanna. Produziram também o visual badass de Taylor Swift, utilizado no disco Reputation – que foi bastante comentado.

O trabalho do duo valoriza o lado forte e selvagem da mulher. Isso ficou claro no trabalho de estreia com o editorial para a revista Dazed & Confused, ainda no final dos anos 1990. De lá para cá, colecionaram assinaturas em capas da Vogue e lançaram, em 2018, um livro autoral com mais de 300 fotos de moda das últimas décadas.

Arrasaram recentemente quando fotografaram Madonna para a capa da Vogue Italia. Entre as marcas que trabalharam com os artistas, aparecem Saint Laurent, Dior e Fendi.

Divulgação/Mert & Marcus

 

Reprodução/Mert & Marcus

 

Divulgação/Mert & Marcus
Naomi Campbell femme fatale para as lentes de Mert & Marcus

 

Divulgação/Mert & Marcus
Amigos da cantora Madonna, Mert & Marcus a fotografam constantemente. Esta é uma foto para promoção do álbum MDNA (2012). Ela traz as luzes coloridas típicas da estética do duo

 

Divulgação/Mert & Marcus
Mert & Marcus foram os fotógrafos convocados para registrar a fase bad girl de Taylor Swift

 

Divulgação/Mert & Marcus
Sempre controversa, a Rainha do Pop posa com crucifixos em poses ousadas

 

A história da fotografia
Em 19 de agosto de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou mundialmente o daguerreótipo – a invenção predecessora da máquina fotográfica.

Criada pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), que além de pintor era físico, a novidade revolucionou o século 19.  Em uma câmera escura, fixava-se imagens sobre uma superfície espelhada, como uma placa de cobre ou outro metal.

Dessa forma, por meio da fotografia, a vida na época ganhou registros em preto e branco. Foi apenas por volta de 1860 que surgiram outros processos mais rápidos e mais em conta em relação ao daguerreótipo.

Não demorou para que fotografia fosse vista como arte: em 1856, Adolphe Braun (1812-1877) publicou o primeiro livro cheio de imagens. Era um total de 288 capturas da moda na Era Vitoriana.

Mais tarde, no Manifesto das Sete Artes de Ricciotto Canudo, a fotografia foi aclamada como a 8ª por consenso popular. Edward Steichen (1879-1973) é considerado o primeiro fotógrafo de moda dos tempos atuais.

O artista começou quando foi supostamente desafiado pelo editor Lucien Vogel, da La Gazette du Bon Ton, em 1911. A ideia era, por meio de imagens, mostrar a moda como uma “bela arte”. Assim, fez uma série de fotos para o designer francês Paul Poiret, que apareceu nas páginas da gazeta Art et Decoration.

 

Getty Images
Foto de Edward Steichen para a Vanity Fair em 1927

 

No decorrer do século 20, Steichen colaborou com a Vogue e a Vanity Fair, que junto a Harper’s Bazaar e La Mode Pratique, foram pioneiras do segmento. Outros grandes percursores incluem Cecil Beaton e Horst P. Horst.

A lista atual de talentos é extensa e grandes nomes assinam editoriais que eternizam momentos, além de perpetuarem supermodelos, divas pop e campanhas memoráveis.

Divulgação/Hedi Slimane
Foto de Hedi Slimane, diretor criativo da Céline e ex-Saint Laurent

 

A arte de capturar a luz evoluiu ao longo dos séculos e somos presenteados diariamente com imagens inesquecíveis. Infelizmente, apesar de tantos registros memoráveis, o universo fotográfico tem sofrido com situações negativas. Grandes nomes, como Terry Richardson, Bruce Weber e Mario Testino, são acusados de práticas de assédio e abuso sexual de modelos.

Isso não reflete contra a profissão, mas abre os nossos olhos para a questão.

Confira mais registros na galeria:

0

 

Para outras dicas e novidades sobre o mundo da moda, não deixe de visitar o meu Instagram. Até a próxima!

Colaborou Hebert Madeira

Últimas notícias