metropoles.com

Maria de Lourdes Abadia vai assumir secretaria no GDF

A tucana assumirá a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, criada especialmente para abrigá-la

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Abadia 2
1 de 1 Abadia 2 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fechou um acordo com o PSDB nacional e a ex-governadora Maria de Lourdes Abadia vai entrar para o Executivo. Ela assumirá a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, criada especialmente para abrigá-la. Na área, vai cuidar dos assentamentos como Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia, e Vila Buritizinho, em Sobradinho. Os detalhes serão tratados durante almoço nesta quarta-feira (25/10).

A decisão foi tomada após uma conversa entre Rollemberg e o presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati, na terça-feira (24), no cafezinho do Senado. É considerada uma derrota do deputado federal Izalci Lucas, que vem comandando com intransigência a legenda no DF.

Com o embarque do PSDB na base governista, a tendência é de que o grupo mais alinhado com Abadia se fortaleça, já se preparando para 2018.

Izalci reage ao movimento de Abadia
O presidente regional do PSDB, deputado federal Izalci Lucas, desautorizou o ingresso do partido no governo. Ao Metrópoles, o parlamentar disse que, na última segunda-feira (23), se reuniu com Tasso Jereissati, que lhe contou sobre os planos de Rollemberg.

Segundo Izalci, Tasso teria dito ao governador que a parceria entre o PSDB e o PSB no Distrito Federal deveria passar pelo comando regional. O parlamentar contou ainda que, na noite de terça-feira (24), por volta das 22h30, recebeu um telefonema de Jereissati informando sobre a decisão de integrantes do PSDB em compor com Rollemberg.

“Se Abadia está precisando de salário, e de resolver problemas pessoais, ela que peça licença do PSDB, porque não há a menor possibilidade de o partido se unir a um governo com 90% de rejeição. É muita prepotência de Rollemberg achar que pode nos cooptar desta forma”, disparou Izalci.

O deputado disse que a Executiva regional vai se reunir para decidir como proceder numa situação dessas. Izalci não descarta uma eventual expulsão de Abadia dos quadros da legenda. “Não gostaríamos de chegar a esse ponto, mas temos de observar o que prevê o regimento numa circunstância como essa”, reforçou.

Perfil
Abadia tem bastante experiência como gestora. Entre outras funções, assumiu o cargo de vice-governadora e também ficou à frente do Executivo em 2006, no lugar de Joaquim Roriz. No Parlamento, foi deputada distrital e federal. Ajudou a consolidar a maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia.

Em 1972, começou a trabalhar no Centro de Desenvolvimento Social (CDS), responsável pela integração dos moradores do novo núcleo habitacional. Logo foi convidada pelo governador Hélio Prates para assumir a Administração de Ceilândia. O nome do estádio Abadião é em sua homenagem.

Está no PSDB há décadas. É considerada uma política séria e respeitada na cidade, com prestígio junto à Executiva nacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações