metropoles.com

Ibaneis leva reajuste da Civil a Guedes, que se impressiona com índice

Paulo Guedes recebeu o documento das mãos do governador do DF, mas não sinalizou quando ou se encaminhará o texto ao Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
assembleia da pcdf polícia civil
1 de 1 assembleia da pcdf polícia civil - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve reunido no final da tarde desta terça-feira (26/2) com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Acompanhado do diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, e do secretário de Fazenda do DF, André Clemente, o chefe do Executivo foi levar às mãos do número um no governo de Jair Bolsonaro (PSL) o texto do projeto que viabiliza a paridade de salários entre as polícias Civil e Federal.

Deste movimento depende o reajuste prometido para a categoria, já que os aumentos serão bancados pelo Fundo Constitucional do Distrito Federal. O FCDF é abastecido pela União e leva em conta percentual sobre a receita corrente líquida do governo federal.

“É mais um passo em direção a um promessa feita em campanha. Aguardávamos este reconhecimento há muitos anos e estamos todos muito esperançosos de que tudo sairá de acordo com o compromisso que foi feito”, disse Robson Cândido.

Paulo Guedes recebeu o documento das mãos do governador Ibaneis, mas não sinalizou quando ou se encaminhará o texto ao Congresso por meio de medida provisória. A providência deve ser tomada pelo presidente Bolsonaro. Tudo vai depender, no entanto, de estudos da equipe técnica do governo federal.

Susto
O próprio governador diz que Guedes se assustou com o tamanho do percentual, 37%, previsto no reajuste para a Polícia Civil. Mas Ibaneis afirma que fez uma defesa do aumento em sua integralidade, ponderando que a melhoria será aplicada ao longo dos próximos três anos, sem margem para novas revisões durante o período.

“Também mostramos a enorme perda de poder aquisitivo da Polícia Civil nos últimos anos e a dificuldade de negociação com os governos anteriores. Além disso, reforcei que estamos focados em soluções para o aumento de receita e a diminuição de despesa”, contou Ibaneis à coluna.

O governador também assegurou ao ministro da Economia que não haverá sobrecarga para a União, já que o Governo do Distrito Federal (GDF) se compromete a fazer os aportes que forem necessários para a concessão do aumento, o que significaria uma complementação dos cofres locais ao Fundo Constitucional.

Negociação com a PM
Enquanto caminha a negociação para o reajuste da Civil, correm em paralelo as tratativas que devem repercutir em melhorias de condições para a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros. Também hoje, integrantes do governo local participaram de mesa-redonda com representantes das duas categorias, que ao longo da semana vão produzir reuniões técnicas até que a corporação chegue a um consenso com o governo.

Imagem cedida ao Metrópoles
André Clemente, Paulo Guedes e Robson Cândido

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?