Conheça os principais alimentos que colocam em risco a saúde dos pets

Chocolate, cebola, carne vermelha e leite estão na lista

Reprodução/UnsplashReprodução/Unsplash

atualizado 07/09/2019 20:39

A cena é comum para tutores de um gato ou cachorro: ao comer algo delicioso, o bichinho faz aquela cara de quem está salivando por um pedaço. É difícil resistir né?

Mas nem sempre aquilo que comemos pode ser oferecido aos pets. Alguns alimentos são tóxicos e podem causar alergia, intoxicação e problemas nos órgãos, o que pode levar a morte. A médica veterinária, Jaqueline Sousa, aponta que o organismo dos animais não metaboliza alguns alimentos e substâncias, principalmente o chocolate.

“O ingrediente tem um potencial tóxico forte devido à teobromina. Dependendo da quantidade que o animal ingere pode levar até a morte. E a intoxicação dá sinais imediatos como o vômito, agitação, tremor, reação cutânea e convulsão”, explica.

A profissional acrescenta que alguns outros alimentos como: semente de frutas, ossos, frango, leite e sal possuem toxinas e outras substâncias que podem agredir a saúde dos pets. E ela também pede atenção dos tutores em relação a comida feita em casa.

“As comidas caseiras levam alho e cebola e os dois contém alicina, que pode “romper” as células vermelhas no sangue do animal. Aos poucos ele pode vir a apresentar um quadro de anemia”.

Os cães geralmente são os que mais apresentam casos frequentes de intoxicação e alergia alimentar. Entretanto, os felinos também precisam de muita atenção em suas dietas.

Os tutores devem evitar o leite e ter cuidado com plantas. “Gatos amam plantas, mas algumas são venenosas e perigosas, então é importante que o dono procure ervas próprias para o animal”, ensina Jaqueline.

Afinal, é importante ter em mente que assim como os humanos não se dão bem com alguns alimentos, os animais reagem da mesma forma. Por isso é importante ter atenção especial.

SOBRE O AUTOR
Zilá Motta

Graduanda em jornalismo no Centro Universitário Iesb, tem experiências como repórter e social media. Apaixonada pelo mundo pet, está atualmente como estagiária na coluna É o Bicho!

Últimas notícias