Catnip: saiba tudo sobre a erva do gato e como ela pode ajudar os pets

O uso do produto é indicado principalmente para gatos mais agressivos, agitados ou que sofreram algum tipo de estresse

Gato deitado na grama é o bicho petsReprodução/Unsplash: Cath Neville

atualizado 04/06/2020 10:30

Da família da menta e com o nome científico nepeta cataria, a erva do gato é muito conhecida por “gateiros” de plantão. Os tutores costumam utilizar o produto no intuito de acalmar e cuidar dos bichanos. No entanto, a catnip não causa efeito em alguns felinos e seu uso deve ser moderado.

De acordo com o médico veterinário, Caio Rebouças, 30% dos gatos não apresenta reação a erva do gato, pois o efeito vai depender da predisposição genética do animal. “Ela é considerada uma droga, pois é uma substância que gera alteração no organismo do gato, mas vem de uma planta não-tóxica. O animal absorve a substância pelo olfato e ela chega ao sistema nervoso central e aí ocorre o efeito. Mas o uso deve ser moderado, cerca de apenas uma dose por semana”, orienta.

O uso da catnip é indicado principalmente para gatos que são mais agressivos, agitados ou que sofreram algum tipo de estresse. De acordo com Caio, a erva pode ser usada na planta in natura, onde o gato vai ter um contato mais direto, em spray, planta seca (forma mais utilizada por tutores) ou dentro de brinquedos.

“A erva causa uma excitação e tranquilidade no animal. No caso da planta in natura, o tutor deve ficar atento, pois o bichinho pode ingerir a planta e ter problemas gastrointestinais, causando vômito. Além disso, o gato não sofre nenhum tipo de abstinência da planta caso o uso seja suspenso, ela não conduz ao vício”, explica.

Caio afirma que gatos são animais que apresentam estresse de maneira muito fácil, principalmente quando há algum tipo de mudança no ambiente, por isso o uso da erva é feita com frequência por tutores. No entanto, novos tipos de soluções têm chegado ao mercado para ajudar na saúde dos felinos, como os feromônios sintéticos.

“Nenhuma substância vai atuar como a erva do gato, mas hoje existem feromônios sintéticos, como o Felaway, que são usados para as questões comportamentais dos felinos. Este produto traz um bem-estar e relaxamento muito grande ao animal, reduzindo o estresse consideravelmente”, finaliza.

Últimas notícias