Mesmo independentes, os gatos também precisam de cuidado

É importante entender que a espécie felina requer cuidados na vacinação, banho, higiene bucal e até mesmo atenção aos hábitos noturnos

Reprodução/Unsplash

atualizado 22/10/2019 12:43

Quem tem um gatinho sabe bem que eles têm uma personalidade única, mesmo com características e gostos semelhantes. Um traço comum em praticamente todos os felinos é a independência e a necessidade de ter momentos solitários em seu próprio espaço.

Mas mesmo com toda essa autonomia o tutor deve estar ciente que os gatos, assim como qualquer outro pet, necessitam de cuidados e atenção especial. O médico veterinário da Verbec, Ricardo Cabral, conta que é preciso entender que a espécie felina requer cuidados na vacinação, banho, higiene bucal e até mesmo atenção na alimentação e hábitos noturnos.

“As vacinas devem ser a primeira preocupação dos tutores. Elas são essenciais para proteger o gato de doenças graves e potencialmente fatais. Como a panleucopenia, que atinge gatos domésticos, e as viroses que comprometem o sistema respiratório felino”, orienta.

De acordo com o profissional, alguns tutores acham que por criarem os gatos em ambientes fechados e pequenos, como apartamentos, eles estão imunes a viroses. Ricardo afirma também que questões como banhos, escovação do pelo e a higiene bucal são essenciais.

“Os banhos nos gatos podem ser dados a cada três meses, porque são animais que têm o hábito de lamber o pêlo para remover sujeiras. Essa prática ocasiona o problema das bolas de pêlo. O tutor deve escovar o gato pelo menos a cada duas semanas para contribuir com a saúde e evitar vômitos, diarreia e até mesmo falta de apetite”, aconselha.

0

Além disso, apostar em produtos que ajudam na higienização bucal do bichinho é muito importante para evitar o acúmulo de placa bacteriana. A alimentação também pode auxiliar nessa parte, mas ela deve ser pensada de acordo com a idade, raça e porte físico do animal.

“É importante que o tutor deixe ração disponível durante a noite, pois gatos têm hábitos noturnos. E a água deve ser colocada em um recipiente largo, pois os bigodes podem tocar o recipiente, incomodando o animal, já que são órgãos sensíveis dos gatos. Os bigodes não devem nunca ser cortados pelo dono”, conclui.

Últimas notícias