Entenda por que os arranhadores são essenciais para os gatos

Os bichanos têm, por natureza, a necessidade de arranhar para afiar as unhas e aliviar o estresse

atualizado 10/12/2019 18:32

Reprodução/Unsplash

Quem convive com um gato sabe que eles têm o constante costume de arranhar as coisas. Isso acontece por que os bichanos têm, por natureza, a necessidade de arranhar para afiar as unhas e eliminar as partes desgastadas. Por isso, para poupar os móveis da casa, muitos tutores presenteiam os gatinhos com os famosos arranhadores.

De acordo com o médico veterinário Marcello Machado, o costume dos gatos de arranhar está ligado ao instinto do animal. Ele ressalta que é muito importante que os bichanos tenham um lugar para afiar as unhas e esticar todo o corpo, alongando os músculos para relaxar e aliviar o estresse.

“A atitude de arranhar também está ligada a marcação de território, mesmo que não haja outros gatos na mesma residência, ele deixará não somente sua marca, mas também seu cheiro por meio de feromônios liberados pelas glândulas de suas membranas interdigitais”, conta.

Marcello ressalta ainda que o arranhador e a solução mais viável e saudável para o bichano, e o tutor não pode de forma alguma pensar em remover as unhas do animal cirurgicamente. “Ao fazer isso, você estará sendo cruel com seu gatinho. Por isso, para evitar o desgaste, invista no arranhador, que você pode comprar ou até mesmo fazer”, alerta.

Mas nem sempre é uma missão fácil fazer com que o gatinho use o arranhador, por isso é importante que o tutor procure colocar o objeto em locais estratégicos (como perto dos locais que ele costuma arranhar). É importante também que o arranhador esteja bem firme para evitar que o bichano se machuque e fique com “trauma” do item. Usar reforçadores positivos como petiscos quando ele utilizar o brinquedo também pode funcionar.

Pensando em qual arranhador pode ser o ideal para o seu gato, o Metrópoles separou sete diferentes opções. Confira!

0

Últimas notícias