Brasileira ganha prêmio internacional por defesa de animais

Fernanda Abra se dedica à redução de acidentes com animais nas rodovias brasileiras. Seu trabalho foi o melhor de 125 iniciativas inscritas

Reprodução/InstagramReprodução/Instagram

atualizado 17/09/2019 20:11

A bióloga sul-mato-grossense Fernanda Abra teve seu trabalho em prol dos animais reconhecido no Future For Nature Awards 2019, um dos prêmios mais importantes de preservação ambiental do mundo. Cofundadora da consultoria ambiental ViaFAUNA, ela se dedica à redução de atropelamentos e mortes de animais nas rodovias brasileiras. 

O trabalho de Fernanda consiste em estudar medidas preventivas, coletas e análise de dados, além de programas e treinamentos especiais para motoristas e oficiais de trânsito. Ele foi eleito por um júri internacional entre mais de 125 inscritos do mundo todo. 

 

Segundo o Atropelômetro,  do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas, mais de 15 animais silvestres morrem nas estradas brasileiras a cada segundo. Em um ano, são 475 milhões de animais atropelados. Cerca de 430 milhões são pequenos vertebrados, como cobras, pequenas aves e sapos, entre outros; 45 milhões são animais  de médio porte (gambás, lebres, macacos); e o restante, 5 milhões, referem-se a animais de grande porte (capivaras, onças, antas, lobos-guarás etc.).

“Quando recebi um e-mail da FFN dizendo que tinha vencido foi o melhor dia da minha vida. Agora faço parte de uma forte comunidade internacional que se preocupa com a conservação. Vamos juntos reduzir as colisões de veículos da vida selvagem nas estradas brasileiras”, escreveu no Instagram.

Realizado anualmente por uma ONG holandesa, o Future For Nature reconhece iniciativas de jovens comprometidos com a preservação da natureza e das espécies animais e vegetais no planeta. A bióloga recebeu o valor de 50 mil euros – equivalente a cerca de R$ 220 mil –  que deverão, obrigatoriamente, serem reinvestidos em projetos afins. 

SOBRE O AUTOR
Ranyelle Andrade

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá de Brasília. Antes do Metrópoles, trabalhou na redação do Clica Brasília. Foi assessora de imprensa do Iguatemi Brasília e do Restaurante Gero, do Grupo Fasano, além de ter integrado a equipe de jornalismo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e coordenado a comunicação da Federação Nacional dos Policiais Federais.

Últimas notícias