metropoles.com

Rafaela Mandelli fala sobre volta para a Globo em entrevista exclusiva

Após quatro temporadas como protagonista da série O Negócio, no canal HBO, a atriz brasiliense retorna à emissora

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
Perfil Rafaela Mandelli
1 de 1 Perfil Rafaela Mandelli - Foto: Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

Rafaela Mandelli é brasiliense, mas deixou a capital com 16 anos para seguir seu sonho de estudar teatro no Rio de Janeiro. A bela atriz de olhos azuis cristalinos está no auge da carreira depois do sucesso da série O Negócio, na HBO, em que interpretou a protagonista Karen. Agora, Rafaela volta a filmar na Rede Globo, para a próxima novela das 19h, O Tempo Não Para.

A atriz recebeu o Metrópoles para uma entrevista exclusiva no bairro Jardins, em São Paulo, e revelou os planos para a carreira nos próximos meses.

Mais madura, aos 39 anos, Rafaela está animada por ter sido escalada para o elenco do folhetim de Mario Teixeira. A trama contará a história da família Sabino Machado, congelada dentro de um bloco de gelo no século 19 e que desperta 132 anos mais tarde, em plena São Paulo dos anos 2018.

As filmagens já começaram e a artista atua diretamente com a veterana Eva Wilma. A personagem de Rafaela é uma psiquiatra da Criotec, um laboratório científico que faz estudos sobre a família protagonista.

 

O Negócio foi um um marco na carreira da atriz. O trabalho, que rendeu quatro temporadas em cinco anos, foi fruto do resultado de quatro testes para o papel da protagonista Karen, dado a Rafaela. A química entre as atrizes Juliana Schalch, Michelle Batista e Mandelli deu à série uma longevidade que nenhum outro seriado brasileiro teve na HBO, apesar das críticas e receio da glamourização da profissão de garota de programa.

 

 

A atriz explicou como foi fazer um papel que exigia várias cenas sensuais. “São passagens extremamente difíceis para mim”, revela. “Ao contrário do que se pensa, tudo é muito técnico e, à medida que a cena vai rolando, o diretor está totalmente no controle, ditando cada movimento”, completa. Sabendo que iria filmar de calcinha e sutiã, a artista se preocupava bastante com a forma física, fazendo dieta e exercícios.

Com elenco formado essencialmente por mulheres, a série teve um papel importante na discussão sobre o empoderamento feminino na vida das garotas de programa de luxo. Rafaela lembra que a base desse conceito é as mulheres terem poder de decisão, e isso envolve a profissão escolhida, independentemente de julgamentos.

A personagem Karen é prova disso. Cansada de depender de cafetões, ela decide dar um novo rumo à própria vida, saindo da influência deles para virar uma empresária bem-sucedida nesse universo.

 

 

O cinema foi muito especial para a carreira da atriz. Rafaela é fã do meio cinematográfico desde pequena, com o incentivo da mãe, Eliane, cinéfila assumida. “A primeira vez que me vi no cinema foi muito legal”, lembra. Sua estreia foi no filme Meu Nome Não é Johnny, de Marcio Lima. Depois, ela participou do elenco de Reis e Ratos, com Cauã Reymond, Rodrigo Santoro e Selton Mello. E vem novidade por aí: a brasiliense tem dois filmes encaminhados para estrear ainda neste ano.

 

 

Rafaela Mandelli é brasiliense, nasceu em 11 de maio de 1979 na capital federal, cresceu na 308 Norte e estudou nas escolas Rosário e Maristão. Ela teve uma infância livre e saudável, com muitas idas ao Iate Clube. Depois do colégio, descia do apartamento onde morava para brincar de amarelinha, carrinho de rolimã e subir em árvores. “Era uma época em que a gente tinha uma liberdade que não existe hoje”, recorda. A atriz mantém os amigos de infância e tenta voltar para Brasília sempre que possível.

 

 

Em uma profissão incerta, como é comum no meio de televisão e cinema, a atriz sempre contou com o apoio dos familiares para lhe dar força em momentos difíceis. Valores como integridade, disciplina, respeito ao ofício e tentar dar sempre o melhor de si vieram dos pais e contribuíram para que o sucesso viesse. Sua filha com Marcelo Serrado, Catarina, tem 13 anos. A parceria das duas é admirável. “Comecei a levar ela para as filmagens com apenas 5 meses de vida”.

 

 

Solteira após três casamentos emendados – primeiro com o ator Marcelo Serrado, depois com o cineasta Márcio Lima, e por fim com o diretor Johnny Araújo –, a atriz está curtindo ser feliz sozinha, processo difícil depois de relacionamentos longos. “Se me falam a palavra ‘casamento’, grrrr, eu me arrepio toda, como se fosse gato”, brinca.

 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?