metropoles.com

“Não posso mudar o mundo, mas quero influenciar”, diz Marcos Pitombo

Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, o ator de Orgulho e Paixão fala sobre veganismo, escolhas conscientes, longevidade e sustentabilidade

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Brasília (DF), 17/05/2018   Marcos Pitombo Local: Rio de Janeiro Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 17/05/2018 Marcos Pitombo Local: Rio de Janeiro Foto: Hugo Barreto/Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Um ativista romântico. Essa seria uma boa maneira de apresentar o ator Marcos Pitombo. No ar com a novela Orgulho e Paixão, o carioca de 35 anos e sorriso marcante aceitou o convite do Metrópoles para um bate-papo informal no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. O cenário do encontro foi uma cobertura em Ipanema, com vista para o mar e o Cristo Redentor.

Falando em sorriso, Marcos revelou que, primeiramente, sua intenção era ser dentista – ele cursou três anos de odontologia. Mas, para perder a timidez, o ator começou a fazer aulas de teatro. O convite para cursar uma oficina da Globo surgiu, e ele logo foi chamado ao elenco de Malhação, em 2006. O papel como pai adolescente conquistou o público.

Com falta de bons papéis para ele na emissora da família Marinho, em 2008 o ator aceitou o convite da Rede Record para fazer parte da equipe, na qual conquistou bons personagens e algumas nomeações a prêmios. Marcos conta que foi uma época muito boa na emissora de Edir Macedo, com oportunidade de aprender bastante.

Quando o assunto é família, o carioca fala da mãe, Eliane Magalhães, como um pilar em sua vida. “Desde pequeno, ela priorizou a minha educação”, lembra. Ele estudou em uma das melhores escolas do Rio de Janeiro, onde teve aulas de francês com o antigo colega de sala e hoje colunista Bruno Astuto. Marcos Pitombo não conheceu o pai biológico, mas foi adotado pelo ex-marido da mãe, de quem herdou o nome e sobrenome. Ele tem uma pousada na Chapada dos Veadeiros, a Toca do Guará, constantemente frequentada pelo ator.

Voltando à Globo, a beleza e a sensibilidade de Marcos contribuíram para que o jovem fosse escalado em papéis de homens românticos. O Brasil se apaixonou por #Shirlipe, o casal da novela Haja Coração, Shirley e Felipe. O episódio do primeiro beijo foi exibido no dia do impeachment da ex-presidente Dilma e rendeu grande audiência. Agora, Marcos está no ar com o personagem Rômulo, na novela das 18h Orgulho e Paixão.

O mundo do cinema atrai bastante o ator e, em meio ao nosso bate-papo, Marcos – um militante fervoroso pela igualdade – dividiu suas preocupações e ideias sobre a questão do assédio, em alta nos últimos meses, em especial no meio cinematográfico. “Acho que não é apenas a igualdade de salários, mas dar mais oportunidades às mulheres. Envolver e contratar mais produtoras, cineastas e equipes formadas por mulheres”. Pitombo ressalta que essa realidade já tem mudado nos bastidores das TVs, com grandes autoras e diretoras.

Ele está prestes a lançar o filme A Cabeça de Gumercindo Saraiva, filmado inteiramente na Região Sul do Brasil durante três meses. O longa traz um retrato histórico sobre a Revolução Federalista de 1893 e contou com a participação do colega de novela Murilo Rosa.”Foi uma produção que me deu muito orgulho”.

A boa forma do carioca chama atenção, e ele garante que ter uma alimentação saudável contribui para manter o corpo sarado. “Minha mãe era professora de educação física. Ela sempre teve cuidado com a nossa alimentação e me incentivou a praticar esportes”, comenta. Marcos não se considera vaidoso, mas busca longevidade e qualidade de vida. Ele acredita que o homem deve envelhecer sem métodos invasivos.

No futuro, o ator pensa em se envolver com agronomia. Muito preocupado com a qualidade da alimentação no Brasil e a crueldade à qual os animais de abate são submetidos, ele revela que a paixão pelo plantio surgiu depois de visitar um sítio de amigos em Ribeirão Preto, numa plantação orgânica. Já a empatia pelos animais vem de longa data e fez Pitombo tomar parte no trabalho da ONG Mercy for Animals (“misericórdia para os animais”, em tradução livre).

Confira as imagens do ensaio exclusivo feito pelo Metrópoles:

 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?