Previdência: com big data, consultoria estima aprovação na CCJ em 11/9

O prazo médio para tramitação de PECs na CCJ do Senado é de aproximadamente 83 dias

Raimundo Sampaio/Especial para o MetrópolesRaimundo Sampaio/Especial para o Metrópoles

atualizado 16/08/2019 17:57

A consultoria Metapolítica, que usa tecnologia e big data aplicada ao monitoramento dos Poderes Legislativo e Executivo, estimou que a reforma da Previdência deve ser aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado no dia 11 de setembro.

“Considerando as 101 Emendas Constitucionais já promulgadas pelo Congresso, a mediana do tempo da tramitação na CCJ é de 35 dias, ou seja, 5 dias a mais do que o previsto pelo Regimento Interno e do que foi apontado pelo relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB/CE)”, disse Jorge Mizael, cientista político e diretor da Metapolítica.

Tasso afirmou, na quinta-feira (8/08/2019), que a perspectiva é de votar a proposta no plenário da Casa em até 60 dias. “O mais rápido possível. Há uma perspectiva de que, no máximo em 60 dias, esteja votando no plenário”, disse Jereissati ao chegar ao gabinete da presidência do Senado.

Já para a aprovação no plenário da Casa, o cenário vislumbrado pela consultoria também diverge da previsão do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP). Após a leitura do texto, realizada na quinta-feira (08/08/2019), o senador previu a aprovação da reforma entre “45 e 60 dias”.

“O histórico mostra que as propostas tendem a tramitar por 72 dias, sendo 35 dias na CCJ e 37 dias em Plenário”, destacou Mizael.

 

 

SOBRE O AUTOR
Guilherme Waltenberg

Formado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem especialização em jornalismo digital e gestão de empresa de comunicação pela ISE Business School, instituição vinculada à Universidade de Navarra, na Espanha, onde fez intercâmbio. Foi pesquisador convidado da Columbia University, em Nova York. Trabalhou no Correio Braziliense, Jornal da Tarde, Estadão, entre outros veículos de notícias. Dirigiu o portal regional O Livre, parceiro do Metrópoles.

Últimas notícias