Conheça benefícios da prática de yoga durante a gravidez

Além de aumentar a resistência às dores do parto, atividade fortalece e tonifica os músculos das futuras mamães

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 16/05/2019 12:03

Durante a gestação é visível a mudança de rotina na vida da mulher. Surgem muitas preocupações, principalmente em relação às adaptações do corpo para a chegada do bebê. É comum ainda que as futuras mamães procurem atividades físicas para ajudar no alívio das dores musculares, diminuição de varizes, aumento de resistência para o parto, entre outras.

Um dos exercícios mais procurados nas academias, é o yoga, que melhora a concentração da mulher durante as dores do parto normal, além de fortalecer e tonificar os músculos mais afetados durante a gravidez: pelve, abdominais e os lombodorsais, explica Wesley Paixão, explica o educador físico e instrutor de yoga e pilates da Bodytech Sudoeste.

Paixão acrescenta que “a prática da atividade alivia posturas físicas (ásanas), exercícios de respiração (pranayamas) e meditação, uma perfeita aliança entre corpo, mente e espírito”. Por isso, quem faz yoga observa transformações no corpo e no comportamento.

“O exercício pré-natal pode aumentar a sensação de bem-estar, controle e consciência do corpo. Pode ajudar a gestante a se sentir confortável com o seu corpo à medida que o bebê cresce em seu útero. A mente tranquila, as emoções e os sentimentos entram numa frequência harmônica. A centralização mente e corpo é completa, fazendo com que a mulher possa viver a sua gestação física e mentalmente perfeita, apenas esperando este novo ser que virá”, destaca o educador físico.

É o caso da também professora de yoga da Bodytech, Bruna Maculan, que espera o primeiro filho. Ela conta que pratica a modalidade há mais de 15 anos e que apesar das mudanças provocadas pela gestação, se sente mais disposta. Bruna está chegando ao quarto mês de gestação.

Divulgação
A professora de yoga da Bodytech, Bruna Maculan, explica que a atividade auxilia no fortalecimento e na respiração das futuras mamães

De acordo com Bruna, há uma prática específica do exercício para gestantes, respeitando cada trimestre. “O yoga é indicado à todas as gestantes, mas esta modalidade cuida especialmente de cada período gestacional e também pode ser indicado àquelas mulheres que estão sedentárias. Lembrando que as mulheres que já fazem a modalidade precisam alertar o professor, pois algumas respirações e posturas podem ser contra indicadas”, afirma.

Ela comenta ainda que apesar do tempo de prática tem sentido algumas mudanças. “Por conta da gestação, minha respiração está mais curta, meu fôlego está diferente. Eu sempre tive boa flexibilidade, mas o corpo vai tendo uma frouxidão ligamentar, então é preciso ter um cuidado maior afim de evitar lesões, mas eu sempre sinto os benefícios, eu gosto muito”, aponta.

De modo geral, muita gente fala que yoga é fácil, mas não é bem assim. Algumas posturas são bem restritas. “Posturas de torções intensas ou invertidas (cabeça para baixo) não são recomendadas para gestantes, mas isso varia de cada gestante e orientação do professor”, finaliza Bruna Maculan.

Serviço
Aulas de Superioga na Bodytech Sudoeste
Endereço: Setor EQSW 301/302 LT 03
Às terças: 10h10 e 19h10
e quintas-feiras 10h10 e 19h10
Mais informações: (61) 33272822

Hatha Yoga na Bodytech- Lago Sul
Endereço: Setor de Clubes Sul- SCES Trecho 2, Conj 36 parte A 101
Segundas: 20h30
Terças: 7h
Quartas: 20h30
Quinta: 7h
Mais informações: (61) 32244149

Hatha Yoga na Bodytech- Lago Norte
Endereço: Cond. Shopping Center Iguatemi- Quadra ST SHIN Quadra Ca-04 BL-A LJ-201
3º Piso S/N
Terças e quintas às 20h
Mais informações: (61) 34681101
Hatha Yoga na Bodytech- Asa Norte
Endereço: Asa Norte- Plaza Norte- Quadra EQN 110 111
Segundas: 7h e 19h
Quartas: 7h e 19h
Sextas: 7h
Mais informações: (61) 32467229

SOBRE O AUTOR
Últimas notícias