metropoles.com

Mandetta sobre terraplanistas: “Invenção. Aparece de tudo”

Ministro da Saúde ironizou grupo. Na semana passada, o ex-presidente Lula alfinetou a situação, envolvendo o presidente Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Luiz-Henrique-Mandetta-ministro-da-Saúde
1 de 1 Luiz-Henrique-Mandetta-ministro-da-Saúde - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A defesa de que a Terra é plana virou motivo de deboche do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Nesta sexta-feira (29/11/2019), ao apresentar dados de HIV/Aids no Brasil, o ex-deputado ironizou: “Até que a Terra plana acreditam… Aparece de tudo. Vira essa essa ignorância em relação às coisas científicas”, destacou.

Mandetta falava de fake news relacionadas à vacinação. “A minha geração, quando tinha 20 anos, viu os ídolos morrerem de Aids. As avós viram crianças adoecerem de pólio, sarampo. As avós se apropriaram das vacinas. As mães de 20, 25 anos nunca viram. Desacreditam. Falam que é invenção da indústria farmacêutica… Inventam”, afirmou, em tom de piada.

Na semana passada, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ironizou a situação, envolvendo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes.

Lula lembrou que Pontes foi o primeiro brasileiro a entrar em órbita e participar de uma missão espacial. “Bolsonaro tem um astronauta no governo. Esse astronauta tem obrigação de avisar o Bolsonaro que o Olavo de Carvalho tá mentindo e que a terra não é plana. Ele tem que dizer que a terra é redonda, ele viu de lá de cima, tirou foto”, escreveu.

Os terraplanistas acreditam que a Terra é coberta pelo “firmamento”, em formato de domo. O sol e a lua fariam suas órbitas neste espaço e seriam corpos muito menores do que acreditam os “globalistas”. A Antártida, por sua vez, ocuparia as bordas da Terra.
Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, cerca de 7% dos brasileiros acreditam que o formato da terra é plana. Segundo o levantamento, que entrevistou 2.086 pessoas maiores de 16 anos em 103 cidades pelo país, 11 milhões de pessoas ainda duvidam que o planeta tenha formato esférico.

Compartilhar notícia