Datafolha: ao menos 11 mi de brasileiros acreditam que a Terra é plana

Levantamento do Instituto revela que a crença no terraplanismo é inversamente proporcional à escolaridade

atualizado 14/07/2019 14:13

iStock

Cerca de 7% dos brasileiros acreditam que o formato da terra é plana. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Datafolha, feita no início do mês. Segundo o levantamento, que entrevistou 2.086 pessoas maiores de 16 anos em 103 cidades pelo país, 11 milhões de pessoas ainda duvidam que o planeta tenha formato esférico.

Ao menos 90% dos entrevistados afirmaram crer que a Terra é redonda, e o restante disse não saber qual a sua forma exata. De acordo com a pesquisa, a crença de que o planeta é plano é inversamente proporcional à escolaridade. Ou seja, quanto menos tempo passaram nas escolas, mais a possibilidade de acreditarem que o plante é plano.

Aproximadamente 10% das pessoas que não concluíram o ensino médico defendem o “terraplanismo“. A parcela diminui entre os que concluíram os estudos após o ensino fundamental (6%) e os que chegaram a terminar o ensino superior (3%).

Idosos têm maior propensão a acreditar que a Terra é plana. De acordo com o Datafolha, 11% das pessoas acima de 60 anos duvidam que o planeta seja redondo. O número cai para o grupo de jovens, abaixo de 25 anos, nos quais 7% defendem a teoria. Já para adultos, entre 35 e 44 anos, a porcentagem é ainda menor, com 4%.

Entenda
Os terraplanistas acreditam que a Terra é coberta pelo “firmamento”, em formato de domo. O sol e a lua fariam suas órbitas neste espaço e seriam corpos muito menores do que acreditam os “globalistas”. A Antártida, por sua vez, ocuparia as bordas da Terra.

O Tratado da Antártica, que impede turistas de simplesmente se aventurarem pelo continente gelado, seria uma prova do complô entre líderes mundiais para revelar a “verdade” sobre o terraplanismo.

Mais lidas
Últimas notícias