metropoles.com

Datafolha: ao menos 11 mi de brasileiros acreditam que a Terra é plana

Levantamento do Instituto revela que a crença no terraplanismo é inversamente proporcional à escolaridade

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Planeta
1 de 1 Planeta - Foto: iStock

Cerca de 7% dos brasileiros acreditam que o formato da terra é plana. É o que aponta uma pesquisa do Instituto Datafolha, feita no início do mês. Segundo o levantamento, que entrevistou 2.086 pessoas maiores de 16 anos em 103 cidades pelo país, 11 milhões de pessoas ainda duvidam que o planeta tenha formato esférico.

Ao menos 90% dos entrevistados afirmaram crer que a Terra é redonda, e o restante disse não saber qual a sua forma exata. De acordo com a pesquisa, a crença de que o planeta é plano é inversamente proporcional à escolaridade. Ou seja, quanto menos tempo passaram nas escolas, mais a possibilidade de acreditarem que o plante é plano.

Aproximadamente 10% das pessoas que não concluíram o ensino médico defendem o “terraplanismo“. A parcela diminui entre os que concluíram os estudos após o ensino fundamental (6%) e os que chegaram a terminar o ensino superior (3%).

Idosos têm maior propensão a acreditar que a Terra é plana. De acordo com o Datafolha, 11% das pessoas acima de 60 anos duvidam que o planeta seja redondo. O número cai para o grupo de jovens, abaixo de 25 anos, nos quais 7% defendem a teoria. Já para adultos, entre 35 e 44 anos, a porcentagem é ainda menor, com 4%.

Entenda
Os terraplanistas acreditam que a Terra é coberta pelo “firmamento”, em formato de domo. O sol e a lua fariam suas órbitas neste espaço e seriam corpos muito menores do que acreditam os “globalistas”. A Antártida, por sua vez, ocuparia as bordas da Terra.

O Tratado da Antártica, que impede turistas de simplesmente se aventurarem pelo continente gelado, seria uma prova do complô entre líderes mundiais para revelar a “verdade” sobre o terraplanismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações