metropoles.com

Feliciano acusa Celso de Mello de praticar improbidade administrativa

O ministro do STF criticou a censura dos livros com temática LGBT e disse que o pedido de apreensão das obras era “gravíssimo”

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
feliciano
1 de 1 feliciano - Foto: Reprodução/Facebook

O deputado federal Marco Feliciano (PODE-SP) acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Mello, de praticar improbidade administrativa por ter dito que era “gravíssima” a censura a livros da Bienal do Rio de Janeiro.

No Twitter, o parlamentar disse que o ministro “afrontou a lei, influenciou na decisão dos juízes e antecipou seu voto”. “Os ministros do STF têm que entender que podem muito, mas não podem tudo”, escreveu. E disse ainda: “Saudade do recato dos juízes que só falavam nos autos”.

Segundo o deputado, Celso de Mello praticou improbidade administrativa ao afrontar o art. 36, III, da Lei Orgânica da Magistratura, “falando sobre questão já judicializada e pendente de julgamento em instância inferior, e que julgará no futuro”.

O ministro da Suprema Corte comentou o pedido de apreensão das obras com tema LGBT, feitas pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Na mensagem, ele disse que a censura “constitui fato gravíssimo”.

“Sob o signo do retrocesso -cuja inspiração resulta das trevas que dominam o poder do Estado- , um novo e sombrio tempo se anuncia: o tempo da intolerância, da repressão ao pensamento, da interdição ostensiva ao pluralismo de ideias e do repúdio ao princípio democrático!!”, escreveu o magistrado, decano do tribunal.

O presidente do STF, Dias Toffoli, derrubou neste domingo a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro para recolher as obras. O ministro atendeu a pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que, mais cedo, solicitou a suspensão da decisão judicial que permitiu a apreensão dos gibis.

O pedido visava “impedir a censura ao livre trânsito de ideias, à livre manifestação artística e à liberdade de expressão no país”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?