
Alvo de críticas, Romário explica por que está fora do Senado durante a Copa do Mundo
O senador Romário está nos Estados Unidos desde o início da Copa do Mundo, onde acompanha as partidas

O senador Romário (PL-RJ) está nos Estados Unidos desde o início da Copa do Mundo de 2026, acompanhando de perto as partidas do torneio. Longe de Brasília, a viagem internacional do parlamentar durante o torneio tem gerado questionamentos sobre o exercício do mandato no período.
O ex-jogador embarcou na última quarta-feira (10/6) rumo aos Estados Unidos, ao lado do surfista Pedro Scooby e do jogador de vôlei Bruno Rezende. Ele pretende permanecer fora do país até a final do Mundial, marcada para 19 de julho.
A presença do parlamentar nos estádios e em entrevistas durante o evento também repercutiu nas redes sociais, ampliando o debate sobre sua atuação no período.
O Romário tinha que está no senado trabalhando. Ele foi eleito pra isso.
— Julio Freiress 🇧🇷 (@JFreiress_) June 15, 2026
A gente acha vídeo de Romário em todos os lugares, menos no Senado. https://t.co/nAXWr6XYb6
— Enio Viterbo (@EnioViterbo) June 15, 2026
Procurada pelo Metrópoles, a assessoria de Romário informou que a viagem foi comunicada oficialmente ao Senado e que ele pretende participar remotamente de sessões parlamentares ao longo do período longe do Congresso, previsto para durar cerca de 40 dias.
“Nas sessões semipresenciais, o senador registrará presença e participará remotamente das votações, conforme previsto no Regimento do Senado Federal. Caso sejam convocadas sessões presenciais, aplicam-se a ele exatamente as mesmas regras válidas para qualquer parlamentar”, diz a nota.
O senador pode perder o mandato se faltar a um terço das sessões ordinárias ao longo de um ano legislativo. Cada ausência sem justificativa gera desconto proporcional no salário. Além disso, afastamentos por interesse particular superiores a 120 dias resultam em suspensão temporária do exercício do mandato.
Nesta segunda-feira (15/6), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), marcou sessões de votação semipresenciais para esta semana. O período de festas juninas e a realização da Copa contribuem para uma menor presença física dos parlamentares em Brasília.
Desde o início dos jogos, Romário tem mantido atividade nas redes sociais. Em seu canal no YouTube, Romário reliza programas ao vivo com cerca de duas horas de duração para comentar os jogos, além de atuar como comentarista da Cazé TV.
“Em relação à participação do senador como comentarista esportivo durante a Copa do Mundo, apenas em alguns jogos do Mundial, trata-se de atividade privada que é perfeitamente compatível com as atividades parlamentares”, informou a equipe.
Vale lembrar que, em dezembro de 2025, Romário se licenciou do Senado por 120 dias, sem remuneração. Com isso, o primeiro suplente, Bruno Bonetti (PL-RJ), presidente estadual do PL, tomou posse. O parlamentar reassumiu o cargo em 16 de abril e, menos de dois meses depois, voltou a se afastar para acompanhar a Copa do Mundo.
De acordo com o Regimento Interno do Senado, parlamentares podem solicitar licença para tratar de interesse particular, desde que o afastamento não ultrapasse 120 dias.
A assessoria do Senado Federal foi procurada para confirmar se houve aviso prévio sobre a viagem de Romário aos EUA e se o senador continuará exercendo suas funções durante o período fora do país.

Receba no seu email as notícias de Celebridades
Frequência de envio: Diário
Ver todas









