Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Celebridades

Morre Carlos Falanga, o Bidi, fundador da Mocidade Unida da Mooca

Carlos Falanga morreu um dia antes da Mocidade Unida da Mooca completar 39 anos

18/03/2026 15:21
Compartilhar notícia
Reprodução/Instagram/@rafaelfalanga
Foto colorida de Carlos Falanga, o Bidi

Carlos Falanga, mais conhecido como Bidi, morreu nessa terça-feira (17/3). Ele foi um dos fundadores da Mocidade Unida da Mooca, de São Paulo.

Nas redes sociais, a agremiação lamentou o falecimento de Carlos, que morreu um dia antes do aniversário de 39 anos da escola.

“Hoje silenciamos o seu batuque. Com profunda tristeza, nos despedimos do nosso presidente de honra Carlos Falanga (O Bidi), um dos fundadores e pilar da nossa história”, diz um trecho da nota.

“Bidi, não foi apenas um nome na nossa trajetória, foi raiz, foi alicerce da nossa primeira batucada, foi chão firme e foi escola de muitos que aprenderam a dar seus primeiros passos no samba. Acreditou antes de todos, e sustentou nosso sonho até ele virar realidade”, completa o texto.

O comunicado também exalta o legado de Carlos Falanga: “Homem de alma generosa, coração gigante e espírito de sambista, carregava no olhar e nas atitudes a essência da MUM: união, resistência e amor pelo seu povo. Seu legado atravessará cada ensaio, cada desfile e cada conquista eternamente”.

A Liga-SP também lamentou a morte de Bidi: “Nessas quase 4 décadas Bidi esteve presente nos maus e nos bons momentos, e nos conforta saber que seu último desfile junto à sua comunidade tenha sido justamente na estreia da MUM no Grupo Especial, algo que ele tanto almejou. Aos familiares, amigos e a toda a comunidade da Mooca, nossas sinceras condolências”.

A Mocidade Unida da Mooca fez neste ano sua estreia no Grupo Especial do carnaval paulistano, após trajetória marcada por passagens em diferentes grupos e crescimento constante na competição.

A escola foi a primeira a entrar na avenida, levando para a pista um samba-enredo em homenagem ao Geledés – Instituto da Mulher Negra, organização fundada em 1988 e reconhecida pela atuação na defesa dos direitos das mulheres negras e no combate ao racismo e à desigualdade de gênero no Brasil.

Receba no seu email as notícias de Celebridades

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters