"Menina do Ministério Etrom" passará por perícia de insanidade mental
Lusimar Augustinho, conhecida como “menina do Ministério Etrom”, segue presa e aguarda avaliação sobre o estado de saúde mental

Conhecida nas redes sociais como a menina do Ministério Etrom, Lusimar Augustinho da Silva, de 55 anos, passará por uma perícia para avaliar sua saúde mental. Ela permanece custodiada no presídio feminino após ser presa por proferir ofensas racistas contra funcionários de um hotel na Asa Norte, em Brasília.
A informação foi confirmada pela defesa de Lusimar em nota enviada ao Metrópoles. Segundo os advogados, a Justiça determinou a instauração do chamado incidente de insanidade mental, e a perícia deverá ser designada nos próximos dias.
O procedimento deve avaliar o estado de saúde mental de Lusimar. A defesa informou ainda que ela passou recentemente por uma avaliação multidisciplinar e que aguarda a elaboração do relatório.
Lusimar segue presa após a defesa não conseguir uma liminar para retirá-la da unidade. Apesar de não ter concedido o pedido, segundo os advogados, o Tribunal determinou que o sistema prisional comprove ter capacidade médica para prestar o atendimento necessário à custodiada.
Entre no canal de WhatsApp do MetrópolesNa nota, a defesa também relatou dificuldades enfrentadas por Lusimar dentro do presídio. Os advogados afirmam ter recebido relatos de hostilidade e conflitos entre ela e outras internas.
Após os episódios, Lusimar teria sido transferida de cela. De acordo com a defesa, o espaço onde ela está atualmente abriga 15 pessoas, embora tenha capacidade para oito.
Os advogados sustentam que as condições encontradas na unidade podem agravar o quadro de saúde mental de Lusimar e defendem que ela seja encaminhada ao tratamento considerado adequado após a conclusão da perícia.
Lusimar foi presa em 13 de agosto após um episódio envolvendo funcionários de um hotel localizado na Asa Norte. Segundo testemunhas, ela teria gravado um vídeo no qual proferia ofensas racistas contra profissionais do estabelecimento e publicado as imagens nas redes sociais.











