Jorge e Mateus: prefeito sai em defesa da dupla após boicote no Nordeste.
Jorge & Mateus viraram alvo de críticas por conta do apoio a Flávio Bolsonaro nas eleições de 2026

O prefeito do Recife, Victor Marques, falou sobre as críticas à participação da dupla Jorge e Mateus na programação do Réveillon 2027 da capital pernambucana. Os sertanejos foram anunciados como uma das atrações da virada e se tornaram alvos de ataques nas redes sociais por apoiarem Flávio Bolsonaro.
Em um vídeo publicado no Instagram, Victor reafirmou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas defendeu a superação das divergências políticas no âmbito artístico.
Ver esta publicação no Instagram
“Pessoal, diante da discussão sobre a presença de artistas que apoiaram Flávio Bolsonaro na programação da Virada Recife 2027, quero reafirmar aqui a posição defendida pelo presidente Lula após sua reeleição: o Brasil precisa superar as divisões, não aprofundá-las”, declarou.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles“Todos sabem de que lado estive, em quem votei e o quanto me dediquei à eleição do presidente Lula. Lutamos, mobilizamos milhões de brasileiros e conquistamos uma vitória histórica, que celebramos com muita alegria!”, acrescentou.
Na sequência, o prefeito destacou a importância de respeitar as diferenças políticas e afirmou que a festa deve contemplar todos os públicos: “Mas a eleição passou, e o palanque foi desarmado. Continuarei defendendo minhas convicções com a mesma firmeza, sem abrir mão do respeito às diferenças. O Recife é uma cidade plural, democrática e acolhedora. E a Virada Recife é uma festa de todos e para todos, independentemente de preferências políticas. É assim que deve ser e continuará sendo”.
Internautas mantêm críticas e prometem boicote
Apesar do posicionamento de Victor Marques, internautas continuaram criticando a escolha de Jorge e Mateus para a festa de fim de ano e alguns chegaram a ameaçar não apoiar uma eventual candidatura do prefeito à reeleição.
“Venha pedir meu voto daqui a dois anos, que vou trabalhar incansavelmente para que você não se eleja”, escreveu uma pessoa. “Só falo uma coisa: daqui a dois anos tem eleição e eu vou lembrar disso”, comentou outra.
Outros usuários também criticaram o posicionamento político da dupla, que declarou apoio a Flávio Bolsonaro (PL). Após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026, manifestações de apoiadores de Flávio contra o Nordeste também passaram a circular nas redes sociais.
“Fomos desrespeitados! Isso não é democracia”, escreveu uma internauta. “É querer que o Nordeste seja ridicularizado mesmo”, afirmou outra. “Xenofobia é crime, não tem concepção política na fala do sertanejo”, criticou mais uma pessoa.
Críticas contra Jorge e Mateus
A dupla Jorge e Mateus passou a receber uma série de críticas nas redes sociais e enfrenta pedidos de boicote a apresentações previstas para o fim do ano no Nordeste. A repercussão começou após a circulação de um vídeo em que Jorge declara apoio a Flávio Bolsonaro (PL) durante a disputa presidencial de 2026.
A polêmica ganhou força depois que os sertanejos foram anunciados como atrações dos Réveillons de Recife (PE) e Fortaleza (CE). Nas redes sociais, internautas passaram a pressionar as prefeituras pela retirada dos shows da programação e publicaram mensagens de protesto nos perfis dos artistas.
A reação foi motivada por uma declaração feita por Jorge durante um encontro de cantores sertanejos com Flávio Bolsonaro, realizado em 20 de outubro, em Nerópolis (GO). Na ocasião, o músico afirmou: “Pode chorar, mas eu não voto no PT”.






