Saiba o que observar na revisão periódica do seu carro

As manutenções acontecem a cada 10.000 km — ou em um ano nos carros mais novos. É importante consultar as orientações do fabricante

Reprodução.Reprodução.

atualizado 07/02/2020 17:26

A manutenção periódica é essencial para a evitar problemas futuros em um automóvel. A prática ajuda a manter o carro em bom estado e auxilia na economia de combustível. Pneus, suspensão, sistema elétrico e fluídos são alguns dos pontos mais importantes a serem observados.

Esse tipo de serviço costuma ser mais caro em concessionárias. Assim, a alternativa mais viável é encontrar um mecânico de confiança. Recentemente, o Metrópoles publicou uma matéria dando dicas de como identificar um bom mecânico.

Em geral, as manutenções acontecem a cada 10.000 km ou um ano — isso nos carros mais novos. Entretanto, é importante consultar as orientações da fabricante do seu veículo.

A troca de óleo do motor em conjunto com o filtro de óleo é algo que sempre deve ser feito nas revisões. O material é o responsável por lubrificar o propulsor, o que garante maior durabilidade dos itens, além de melhorar o rendimento e garantir o funcionamento suave. Vale ressaltar que é importante usar a quantidade e o tipo de óleo recomendados pelo fabricante.

Também se preocupe com os fluídos de freio, da direção hidráulica, da transmissão e também o líquido de arrefecimento do motor, este último pode ser verificado em casa, basta ver se está no nível correto, caso não esteja, basta completar seguindo o manual de uso do produto.

Confira algumas dicas:

Pneus

  • Mantenha sempre a calibragem correta, verificando, no mínimo, duas vezes por mês. Se necessário, vá a um posto de gasolina e use o calibrador. Outra tarefa importante quanto aos pneus é realizar o rodízio, ou seja, a troca dos pneus entre os eixos para equilibrar o desgaste entre os quatro.

Suspensão

  • É importante verificar de tempos em tempos no conjunto de suspensão. Isso inclui a inspeção de batentes, amortecedores, coxins, buchas, bialetas, braços axiais, bandejas, pivôs, molas e terminais.

Sistema elétrico

  • Verifique sempre se a parte elétrica do carro está em ordem. Desde as informações do painel às luzes do farol, setas e lanternas. Lembre-se que estes são itens de segurança e com mal funcionamento pode causar acidentes, além de acarretar em multas.

Últimas notícias