Vídeo: “Olha o tamanho da placa voando!”; ventania com nuvem de poeira arranca até outdoor em GO

Ventos de até 85 km/h junto com nuvem de poeira em Goiás na sexta (1º/10) assustaram a população. Em Senador Canedo, placas foram arrancadas

atualizado 02/10/2021 14:41

Ventania com nuvem de poeira arranca outdoor em Senador Canedo (GO)Reprodução

Goiânia – A nuvem de poeira acompanhada de ventania que atingiu a região metropolitana da capital goiana no fim da tarde da sexta-feira (1º/10) provocou estragos e assustou a população. Ventos de até 85 km/h derrubaram árvores, construções e fizeram até um outdoor voar em Senador Canedo, cidade vizinha à capital.

O rastro de destruição da passagem do vendaval incluiu também queda de energia em vários pontos da região. Até o início da manhã deste sábado (2/10), técnicos da Enel continuavam trabalhando para restabelecer a eletricidade de alguns bairros.

Veja imagens:

0
Desvio de rota

Até um avião que faria escala no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, em Goiânia, a caminho de Brasília, precisou ter a rota desviada. O momento do pouso estava marcado justamente para o momento em que a capital estava tomada pela nuvem de poeira.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que a aeronave da empresa Gol teve que se deslocar diretamente para a capital federal por conta das más condições climáticas em Goiânia.

Susto

Vários vídeos feitos por moradores em diferentes locais mostram que o céu ficou coberto por uma densa nuvem de poeira. Somente em Goiânia, foram ao menos 30 árvores derrubadas pela força do vento. Coisas parecidas ocorreram em outras cidades vizinhas.

Em Senador Canedo, por exemplo, o vendaval foi tão forte que provocou redemoinhos, arrancou árvores e levou até uma enorme placa de publicidade em uma das vias centrais da cidade.

Um morador filmava exatamente o momento em que a ventania avermelhada atravessava um lote.

Veja vídeos:

“Ó, ó a placa voando”, repete ele, enquanto filma a placa metálica sendo arrastada pelo vento. “Olha o tamanho dessa placa voando!”, completa ele. Um homem que está junto se assusta e leva as mãos à cabeça no momento em que a placa se aproxima de uma moto que seguia pela via.

As imagens mostram que o motociclista e um garupa entram na rota de colisão da enorme placa metálica. Mas, ao se aproximar, o objeto acaba pulando a dupla. Por sorte, apesar do enorme susto, ninguém se feriu neste episódio.

Frente fria

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a ocorrência de nuvens de poeira relacionadas com ventos intensos na região central do país têm relação com a chegada e consequente deslocamento de uma frente fria na região sudeste.

Atualmente, Goiás e Distrito Federal começam a registrar as primeiras chuvas após longo período de estiagem. Normalmente elas são muito pesadas e vêm acompanhadas de ventos e raios.

Últimas notícias