metropoles.com

Vídeo. Gilmar Mendes e Lewandowski são xingados nos EUA: “Bandidos”

Antes, Barroso foi hostilizado. Os integrantes do Supremo participam de conferência promovida por empresários no país norte-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Imagem colorida mostra ministro RIcardo Lewandowski, do STF, saindo de um hotel. Ele é cercado por seguranças e perseguido por manifestantes / Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra ministro RIcardo Lewandowski, do STF, saindo de um hotel. Ele é cercado por seguranças e perseguido por manifestantes / Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram hostilizados em frente a um hotel em Nova York, nos Estados Unidos (EUA), na noite de domingo (13/11).

Em protesto diante do edifício, manifestantes enunciaram as ofensas. Alguns usavam roupas verde-amarelas e seguravam bandeiras do Brasil. Gilmar Mendes foi o primeiro a ser xingado ao sair do hotel.

“Gilmar Mendes, seu vagabundo. Olha aí o bandido. Gilmar Mendes, seu vagabundo, filho da p*ta”, afirma o homem que grava o momento. O ministro é escoltado por seguranças e entra em uma van.

“O que é seu está guardado, seu bandido filho da p*ta. Seu velho de merda. O que é seu está guardado e tem mais, seu bandido, terrorista, seu merda”, continua o homem.

Depois, o ministro Ricardo Lewandowski deixa o hotel e também é hostilizado. “Isso aqui é um bandido, seu filho da p*ta, seu bandido de merda. Tu é um bandido, acabando com o Brasil. Cachorro do governo, vocês são uns merdas”, diz o homem. O magistrado é escoltado e segue em direção à van. Veja:

Os integrantes do Supremo viajaram aos Estados Unidos para participar do “Lide Brazil Conference”, evento promovido por empresários,a fim de debater temas como liberdade, democracia e economia do Brasil em 2023.

Além de Gilmar Mendes e Lewandowski, os ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Dias Toffoli também vão comparecer ao evento em Nova York. Ainda estarão presentes ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Xingamentos a Barroso

As ofensas não foram proferidas apenas contra Gilmar Mendes e Lewandowski. Uma apoiadora de Jair Bolsonaro (PL) perseguiu o ministro Luís Roberto Barroso na noite de domingo (13/11), ameaçando e repetindo discurso do presidente. Barroso estava na Times Square quando foi importunado.

“Olha só quem está aqui! Como vai o senhor?”, pergunta a mulher, com ironia. O ministro teve calma e disse estar bem e “feliz pelo Brasil”. Com tom de ameaça, ela afirma: “Nós vamos ganhar essa luta. O senhor está entendendo? Cuidado, hein! O povo brasileiro é maior do que a Suprema Corte. Foge!”. Veja:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?