Vídeo. Artistas que votaram em Lula cobram governo: “Acabou o clima”

Ator Mateus Solano compartilhou vídeo em que ele e outros artistas pedem pressão popular para deter retrocessos em políticas ambientais

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
artistas cobram lula
1 de 1 artistas cobram lula - Foto: Reprodução

O ator Mateus Solano se uniu a outros atores, influenciadores e ambientalistas que afirmam ter votado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para pedir que a população cobre um posicionamento mais firme do governo em relação às pautas ambientais.

Em vídeo publicado nas redes sociais na segunda-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, os artistas alegam que apesar de terem votado em Lula nas eleições de 2022, com 100 dias de governo “acabou o clima”.

“A gente elegeu esse governo porque ele se pintou de verde, dizendo para o Brasil e para o mundo que a natureza é o nosso maior patrimônio, e que a floresta em pé tiraria de vez o nosso país do mapa da fome. Mas depois de 100 dias de governo, acabou o clima”, defende a ativista ambiental Fê Cortez.

Além dela e de Solano, participam do vídeo os atores Larissa Maciel, Thiago Lacerda, Sérgio Marone e Nicola Siri, além de ambientalistas como Aline Matulja, e influenciadores de origem indígena.

O grupo cita medidas que chamaram de “um verdadeiro pacote de destruição”, como a aprovação do Marco Temporal na Câmara dos Deputados, o desmonte da Lei da Mata Atlântica, além do esvaziamento dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas.

Veja o vídeo:

“Se o governo federal não impedir esse desmonte, daremos muitos passos atrás no enfrentamento da crise climática”, defenderam.

“Ainda dá tempo. O presidente da República pode impedir esse desastre. Por isso, vamos pressionar o Lula para que ele faça a coisa certa e honre o nosso voto”, disse Solano. Os artistas convidaram ainda a população a assinar uma petição a ser entregue ao chefe do Executivo federal neste mês.

Manifestações em Brasília

Nesta quarta-feira (7/6), representantes de povos indígenas de todo o país fazem uma manifestação na Esplanada dos Ministérios, contra a aprovação no Supremo Tribunal Federal (STF) da tese do Marco Temporal.

Parado na Corte há dois anos, o julgamento do marco temporal ocorre em momento de forte tensão dos povos indígenas com a Câmara dos Deputados. Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 490 estipulando que apenas as terras originárias ocupadas até a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, deverão ser demarcadas.

Os indígenas são contra a aprovação desse texto e iniciaram protesto na segunda-feira (5/6), em Brasília. A promessa é pressionar o Senado Federal e o STF para conseguir resultado diferente.

Nesta terça-feira (6/6), a Esplanada dos Ministérios chegou a ser fechada para trânsito de carros devido a uma manifestação de representantes de povos indígenas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?