metropoles.com

Vídeo. Após giro pelo Nordeste, Lula relata cansaço e rouquidão

Segundo auxiliares de Lula, cansaço e rouquidão se devem ao ritmo das agendas do presidente ao longo da semana. Petista esteve em 3 estados

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após dois dias seguidos de agendas pelo Nordeste, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relatou, na noite desta sexta-feira (12/5), estar cansado e com rouquidão na voz.

“Vocês estão percebendo que eu estou cansado, a voz está rouca. Eu estou em pé desde a cinco horas da manhã. Vou para Brasília ainda hoje, vou dormir, mas eu não poderia deixar de vir aqui com o Camilo [Santana, ministro da Educação]”, afirmou Lula durante agenda no Crato, interior do Ceará.

Veja o momento:

Durante o evento, o presidente anunciou a retomada de 3,5 mil obras escolares paralisadas ou inacabadas da educação básica. Mais cedo, na manhã desta sexta, Lula participou de um evento em Fortaleza (CE) para criar um programa que vai aumentar em mais de 1 milhão o número de estudantes em escolas de tempo integral no país. Ambas as agendas ocorrem após o petista ter cobrado seus ministros a realizarem “entregas” de projetos que causem um impacto positivo e direto na população.

Auxiliares próximos ao presidente Lula negaram ao Metrópoles que o presidente foi acometido por um novo resfriado, a exemplo do que ocorreu às vésperas da viagem do petista à China, quando também ficou rouco devido a uma pneumonia. Na ocasião, ele foi aconselhado a diminuir o ritmo de trabalho. Segundo esses assessores de primeira hora do presidente, o cansaço e a rouquidão na voz se devem ao ritmo das agendas do petistas deste semana.

Na quinta-feira (11/5), Lula passou o dia em Salvador (BA), onde participou da primeira plenária estadual do Plano Plurianual do governo federal e de cerimônia de regulamentação da Lei Paulo Gustavo, de incentivo à cultura. Já no início da semana, na terça-feira (9/5), Lula esteve em São Paulo, onde participou de um evento da Embraer.

As viagens pelo Brasil vinham sendo prometidas pelo presidente desde a época de campanha. Em fevereiro deste ano, ele chegou a dizer que iria passar cinco dias viajando pelo país, voltando para Brasília apenas aos fins de semana. Dias depois, ele foi diagnosticado com uma pneumonia, que o obrigou a adiar sua ida à China.

Câncer de laringe

Em 2011, Lula foi diagnosticado com câncer de laringe. Durante a campanha eleitoral de 2022, foram diversas as vezes em que o petista participou de comícios com a voz rouca. A rouquidão apresentada pelo então candidato levantou rumores sobre a possibilidade de reaparecimento do câncer.

Ainda em 2022, Lula passou por uma laringoscopia para retirar uma leucoplasia de uma das pregas vocais e examinar detalhadamente a garganta dele. Na época, os médicos disseram que os exames do presidente estavam normais e seguiam mostrando uma completa remissão do tumor na garganta diagnosticado em 2011, ou seja, que não há indícios de células cancerígenas no organismo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?