Lula passa por procedimento médico e se recupera em casa

Presidente eleito retirou a leucoplasia, lesão na garganta, no domingo (20/11), no retorno de viagem internacional. Lula está em casa

atualizado 21/11/2022 9:38

Imagem colorida mostra o presidente eleito Lula sorrindo - Metrópoles Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou, nesse domingo (20/11), por um procedimento médico no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para retirada da leucoplasia, lesão na garganta que foi diagnosticada há alguns dias.

Ele já teve alta médica e se recupera em casa. A informação foi confirmada por sua assessoria. Em boletim médico divulgado nesta segunda-feira (21/11), a direção do hospital informou que o procedimento foi uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda.

Segundo o boletim, o procedimento mostrou ausência de neoplasia (tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células).

Pelas redes sociais, Lula disse que está “tudo resolvido e bem”.

Lula foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelos médicos Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Rubens Brito, Rui Imamura eLuiz Paulo Kowalski.

Em 2011, Lula iniciou tratamento contra um tumor maligno na laringe. Em atividades de campanha realizadas neste ano, o petista tem apresentado rouquidão.

No último dia 12, antes de viajar para o Egito para a 27ª Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 27, Lula deu entrada no Sírio para exames de rotina e descobriu a inflamação na garganta. O quadro não tem relação com o tumor diagnosticado em 2011.

Na ocasião, Lula havia feito uma série de exames de imagem: “ecocardiograma, angiotomografias e PET sacn, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011”, informou o boletim daquele dia.

Lula não possui agenda pública nesta segunda e deve permanecer em sua residência na capital paulista.

Leia o boletim médico sobre o estado de saúde do presidente eleito:

BOLETIM MÉDICO
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
21/11/2022
8H

O Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia.

Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski

Dr. Luiz Francisco Cardoso 
Diretor de Governança Clínica

Dr. Ângelo Fernandez
Diretor Clínico

Mais lidas
Últimas notícias