metropoles.com

Lula assina MP para retomar 3.500 obras de infraestrutura escolar

Governo espera investir R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos para concluir obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 4
1 de 1 Presidente Lula acompanhando do Ministro da Educação, Camilo Santana, participam da cerimônia de anúncio da recomposição orçamentária para as Universidades e Institutos Federais 4 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta sexta-feira (12/5), durante evento no Crato, interior do Ceará, uma medida provisória voltada para a retomada de 3.500 obras escolares paralisadas ou inacabadas da educação básica. A MP não havia sido publicada no Diário Oficial da União (DOU) até a última atualização desta reportagem.

A expectativa é que sejam investidos R$ 4 bilhões nos próximos quatro anos. Segundo o Ministério da Educação, a medida pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino do país.

Para que uma obra de infraestrutura escolar seja retomada, o governo federal e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo repasse de recursos, firmarão um novo contrato com novos valores e prazos.

A partir de então, estados e municípios terão 24 meses para concluir as obras, prazo que pode ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Uma novidade anunciada pelo governo é que os valores a serem repassados aos entes serão corrigidos pelo Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), desenvolvido para monitorar a evolução dos preços de materiais, serviços e mão de obra de construções.

“Como a quase integralidade (95,83%) das obras que se encontram na situação de paralisadas ou inacabadas teve pactuações firmadas entre 2007 e 2016, a adoção da medida viabiliza a retomada, já que o INCC acumulado pode chegar a mais de 200%, dependendo do período”, informou o Palácio do Planalto em comunicado.

Com a retomada das obras, o governo espera entregar:

  • 1.200 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas;
  • 1.000 escolas de ensino fundamental;
  • 40 escolas de ensino profissionalizante;
  • 86 obras de reforma ou ampliação; e
  • mais de 1.200 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?