metropoles.com

Vídeo: ao pilotar minimoto, criança é atropelada por ônibus em Goiânia

O garoto, de 9 anos, teve o braço amputado após o acidente; a moto conduzida pela criança é utilizada em trilhas e competições

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Dict
goias criança que pilotava minimoto é atropelada por onibus e tem o braço amputado
1 de 1 goias criança que pilotava minimoto é atropelada por onibus e tem o braço amputado - Foto: Divulgação/Dict

Goiânia – Um garoto de 9 anos ficou gravemente ferido após ser atropelado por um ônibus na tarde desta quarta-feira (14/4), em um cruzamento do Residencial Solar Ville, na capital goiana. No momento do acidente, a criança, que pilotava uma minimoto, entrou no cruzamento de duas avenidas sem parar.

O acidente ocorreu por voltar das 17h. Imagens registraram quando a criança desceu a rua, atravessou o cruzamento e foi atingida pelo ônibus do transporte coletivo, que freou alguns metros depois. A criança foi arrastada e parou embaixo do veículo.

Veja as imagens do acidente aqui:

De acordo com informações da Delegacia de Investigação de Crimes de Trânsito (Dict), o veículo conduzido pela criança era uma minimoto de 90 cilindradas e movido a gasolina. O modelo, MXF 90 CC, sem emplacamento, é comumente utilizado em trilhas ou competições de motocross.

O garoto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Segundo boletim médico, a criança está em estado geral regular, consciente e respirando espontaneamente.

0

Segundo informações da família da criança, ela teve o braço direito amputado. Ao G1, o pai do garoto disse, ainda, que mora próximo ao local do acidente e que o filho tinha o costume de andar com a minimoto. Ao ouvirem o barulho da colisão, os familiares correram para socorrer o menino.

A polícia informou que o ônibus seguia na via preferencial. O motorista do coletivo ficou no local e o teste do bafômetro mostrou que ele não havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir.

Em nota, a Rádio Araguaia lamentou o acidente e disse que todos os motoristas são constantemente treinados e passam por cursos de reciclagem. A empresa disse que todas as medidas para apurar a possível causa do acidente estão sendo adotadas e colabora com as autoridades.

Irregularidade

Conforme a resolução 50/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a condução dos chamados ciclomotores, que são veículos como bicicletas elétricas ou com motorização à combustão, com ou sem pedais, motonetas e até mesmo motocicletas com cilindrada inferior a 50 cc, é obrigatória o porte da CNH – a Carteira Nacional de Habilitação – ou uma ACC – uma Autorização de Condução para Ciclomotor.

De acordo com a Resolução 203 do Contran -, artigo 1º, é obrigatório, para circular em vias públicas, o uso do capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, da motoneta, do ciclomotor, do triciclo e do quadriciclo motorizados.

Desde 2016 para poder pilotar uma moto de até 50cc é preciso ter um documento que permita essa prática, porém, ele é um pouco diferente da CNH para motos. Se a ideia é pilotar esses veículos conhecidos como “cinquentinha” é preciso possuir pelo menos a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).

Esse documento é obtido junto aos Detran após a pessoa cumprir uma série de requisitos. A ACC exige que a pessoa realize pelo menos 20 horas de aulas teóricas e 10 de prática e autoriza dirigir apelas motos de 50 cc.

Já a CNH para motos exige 45 horas de aulas teóricas e 20 de aulas práticas e autoriza a pilotar qualquer tipo de moto. Para obter os dois documentos é necessário fazer o pagamento, e como os custos são elevados, algumas pessoas preferem obter a CNH para motos uma vez que ela é mais abrangente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações