metropoles.com

Veja quem pode se vacinar nesta segunda em algumas capitais do Brasil

País alcançou marca de mais 84 milhões de pessoas protegidas contra a Covid-19, ou seja, que receberam as duas doses ou a única da Janssen

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Especial Metrópoles
vacinação covid-19 brasília adolescentes
1 de 1 vacinação covid-19 brasília adolescentes - Foto: Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O Brasil alcançou a marca de mais 84 milhões de pessoas completamente protegidas contra a Covid-19, ou seja, que receberam as duas doses ou a aplicação única da Janssen. O índice alcança 40% da população-alvo.

E quase 1.500 cidades já aplicam a dose de reforço, inicialmente orientada pelo Ministério da Saúde para idosos a partir de 70 anos.

Desde o início da campanha, o governo federal já distribuiu 287,9 milhões de doses de vacinas. No total, o Brasil já perdeu 594.443 vidas para a doença e contabilizou 21.351.972 casos de contaminação.

Nesta segunda-feira (27/9), o ritmo de vacinação prossegue por todo o país, que tem à disposição quatro vacinas: Sinovac/Coronavac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech, que precisam da aplicação de duas doses. Já a Janssen prevê apenas uma dose para completa imunização.

Veja como será a vacinação nesta segunda em algumas capitais:

São Paulo

Em São Paulo, capital, já se iniciou a aplicação da dose adicional da vacina contra Covid-19. O imunizante é recomendado para garantir maior proteção aos grupos que possuem a imunidade naturalmente mais vulnerável, como os idosos e os imunossuprimidos.

Para garantir mais segurança aos idosos, na capital a vacinação adicional será feita a partir dos 60 anos.

Além dos idosos, devem receber a dose adicional da vacina as pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão. E também aquelas que possuem alguma imunodeficiência primária grave, realizam quimioterapia para câncer e têm transplante de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas, assim como pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise), pessoas vivendo com HIV e outras.

Para os idosos, é necessário ter recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos seis meses para tomar a dose de reforço. Já no caso das pessoas com alto grau de imunossupressão, o prazo é de pelo menos 28 dias.

Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio informa que nesta segunda continua a vacinação para pessoas com 12 anos ou mais. Recebem a dose de reforço quem tem 83 anos ou mais, paciente com alto grau de imunossupressão com 40 anos ou mais e pessoas que tomaram a segunda dose até 28 de fevereiro (60 anos ou mais).

A dose de reforço será oferecida aos idosos que receberam a segunda aplicação ou dose única há pelo menos 3 meses.

Minas Gerais

Belo Horizonte segue a campanha de vacinação com a faixa etária de 48 anos, que recebe a segunda dose.

Só poderão tomar a segunda dose no dia 27 de setembro pessoas de 48 anos, cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até o dia 4 de outubro.

Para que os usuários possam tomar a segunda dose, é necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF.

Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Porto Alegre mantém a vacinação para pessoas com 12 anos ou mais. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá levar o Rolê da Vacina, nesta semana, a unidades de saúde que não costumam realizar a vacinação contra a Covid-19.

Oito unidades de saúde, localizadas em diferentes regiões da cidade, receberão a imunização, entre esta segunda e sexta-feira (1º/10). A vacinação irá ocorrer das 8h às 17h.

Também haverá segunda dose de Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan para quem tomou a primeira dose há oito semanas, dez semanas ou 28 dias, respectivamente.

Já a terceira dose estará disponível para idosos com 70 anos ou mais vacinados com a segunda dose há seis meses e imunossuprimidos de todas as faixas etárias vacinados com a segunda dose há pelo menos 28 dias, independente da fabricante.

Goiás

A Prefeitura de Goiânia vacina com a primeira dose, por agendamento, adolescentes de 12 a 14 anos com comorbidades, portadores de deficiências, gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto). W adolescentes com 15 anos completos.

População geral a partir de 18 anos pode se vacinar sem agendamento , assim como gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto) que residem em Goiânia e idosos

A segunda dose (vacinas AstraZeneca, Pfizer e Coronavac) será oferecida para pessoas com data marcada para o dia 27 de setembro e em atraso, idosos em atraso e gestantes e puérperas que residem Goiânia (mulheres com até 45 dias após o parto) que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca e que optaram por receber após o intervalo recomendado de 12 semanas as vacinas Pfizer ou Coronavac.

A dose de reforço será dada a idosos a partir de 70 anos com 6 meses de intervalo da segunda dose (ou seja, até o dia 27 de março) e pessoas imunossuprimidas com 50 anos ou mais com 28 dias de intervalo da segunda dose (ou seja, até o dia 31 de agosto).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?