metropoles.com

Veja os cotados para assumir o Ministério da Saúde após saída de Teich

Presidente Bolsonaro recebeu a médica Nise Yamaguchi fora da agenda oficial, mas há outros nomes na mesa para assumir a crise do coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ex-ministro Teich e Bolsonaro
1 de 1 Ex-ministro Teich e Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Há quatro nomes na mesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o Ministério da Saúde. Com a queda de Nelson Teich após apenas 28 dias na pasta, está no cargo interinamente o general Eduardo Pazuello, que já era o secretário executivo e foi indicado pelo próprio Bolsonaro. A efetivação dele é uma possibilidade.

Mas é forte também o nome da médica Nise Yamaguchi, que foi chamada ao Palácio do Planalto na manhã desta sexta-feira (15/05), antes mesmo da efetivação da demissão de Teich.

Com Nise, Bolsonaro poderia resolver um dos principais descontentamentos com Teich, que já vem do tempo de Luiz Henrique Mandetta: a falta de apoio do Ministério da Saúde à adoção da cloroquina como tratamento geral para o coronavírus.

Sem uma comprovação científica, Bolsonaro tem insistido para que o ministério recomende e adote o uso do remédio desde os primeiros sintomas. E Nise Yamaguchi é a principal fonte do presidente no tema.

0
Isolamento social

O deputado federal e ex-ministro da Cidadania Osmar Terra é cotado porque faz forte campanha para ser ministro da Saúde, participando de entrevistas quase diárias nos meios de comunicação e defendendo nas redes sociais posições com as quais Bolsonaro concorda.

A principal delas é a condenação do isolamento social como forma de combate ao coronavírus. Médico de formação, Terra tem defendido que a quarentena não tem nenhuma influência no fluxo de contágio, apesar de o consenso da comunidade científica apontar no sentido oposto.

Correndo por fora está o também médico Claudio Lottenberg, presidente do conselho deliberativo do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo.

Ele já havia disputado com Teich a indicação de entidades médicas ao cargo e agora tem o nome lembrado mais uma vez.

A falta de um alinhamento total com o presidente, que Teich chegou a prometer, mas não entregou, joga contra Lottenberg.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?