metropoles.com

Vacinação contra a Covid-19 começará em janeiro, garante Pazuello

Ministro da Saúde disse que Manaus terá prioridade no recebimento do imunizante contra o novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
posse ministro pazuello saude 3
1 de 1 posse ministro pazuello saude 3 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (13/1), em Manaus (AM), que a vacinação contra o novo coronavírus começará neste mês.

Segundo o general das Forças Armadas, serão distribuídas cerca de oito milhões de doses, três ou quatro dias após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso do imunizante.

O militar informou, sem dar detalhes, que Manaus terá prioridade no plano de vacinação. A capital do Amazonas registra, em janeiro, o maior número de novas internações por Covid-19.

“Senhores, vamos vacinar em janeiro, e Manaus será a primeira a ser vacinada. Ninguém receberá a vacina primeiro que Manaus”, garantiu, em pronunciamento à imprensa.

“A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados, na sua proporção de população, e Manaus terá essa prioridade”, reforçou o ministro da Saúde.

Apesar de garantir a imunização para este mês, o ministro não informou a data de início do plano de vacinação. Anteriormente, Pazuello afirmou que ocorreria “no dia D e na hora H”.

Os imunizantes que serão distribuídos foram produzidos pela AstraZeneca/Oxford, em parceria com a Fiocruz, e pela Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.

0

Das oito milhões de doses que serão aplicadas em janeiro, segundo o ministro, seis milhões são da Coronavac, vacina chinesa produzida pelo Butantan.

Pazuello adiantou também que uma aeronave decola nesta quarta-feira rumo à Índia para buscar as outras doses do imunizante de Oxford. “Já está com o documento de exportação pronto”, complementou.

“Em uma pernada, somos o país que mais imuniza no mundo. E vamos fazer igual com a vacina para a Covid-19. Já em janeiro”, prometeu o ministro da Saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?