Universidade se pronuncia sobre cusparada em filha de Fachin

UFPR informou que analisa o caso de agressão contra Melina Fachin e promete discutir medidas em reunião do Conselho de Administração

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Redes sociais
Melina Fachin
1 de 1 Melina Fachin - Foto: Divulgação/Redes sociais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informou, em nota divulgada nesta segunda-feira (15/9), que está analisando a agressão sofrida pela professora Melina Fachin, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. O caso será debatido em reunião na próxima terça-feira (16/9).

“A UFPR analisa a situação ocorrida com a professora Melina Fachin na última sexta-feira (12/9). Ela será debatida em reunião do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da universidade na próxima terça-feira (16/9)”, diz a nota da universidade.

Até o momento, a UFPR não detalhou se abrirá procedimento interno para apurar a ocorrência. A universidade reiterou, no entanto, que o caso será apreciado oficialmente pelo Coplad. O Metrópoles tentou contato com Melina Fachin, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.

O que aconteceu com Melina Fachin

Na última sexta-feira (12/9), Melina, que é professora e diretora da Faculdade de Direito da instituição, foi alvo de xingamentos e de uma cusparada no campus da universidade, em Curitiba. Segundo relato do marido dela, o advogado Marcos Gonçalves, um homem branco se aproximou da docente, chamou-a de “lixo comunista” e cuspiu em sua direção.

Em nota publicada nas redes sociais, Gonçalves classificou o ataque como reflexo do “discurso de ódio propagado pelo radicalismo de extrema direita”. “Esta violência é fruto da irresponsabilidade e da vilania de todos aqueles que se alinharam com o discurso de ódio propalado desde o esgoto do radicalismo, que pretende eliminar tudo que lhe é distinto”, escreveu.

OAB se manifesta

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também se manifestou e repudiou “veementemente” o episódio.

“A democracia exige o respeito às liberdades, ao pluralismo e à convivência pacífica, sobretudo no espaço acadêmico, que deve ser preservado como ambiente de diálogo e de construção do conhecimento — jamais como palco para violência, intolerância ou tentativas de silenciamento”, destacou a entidade.

Outros episódios recentes

O caso ocorre poucos dias após outro episódio de tensão no campus da UFPR. Em 9 de setembro, um grupo de estudantes bloqueou o acesso ao prédio da Faculdade de Direito durante o evento “O STF e a interpretação constitucional”, que teria a participação do vereador de Curitiba Guilherme Kilter (Novo) e do advogado bolsonarista Jeffrey Chiquini.

Parte dos alunos classificou a atividade como “antidemocrática”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?