TSE julga pedido de criação do Missão, o partido do MBL

Está previsto o julgamento do pedido de criação da legenda para esta terça-feira (4/11). MBL prevê candidato à Presidência em 2026

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida da sede do TSE concurso - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida da sede do TSE concurso - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Está na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desta terça-feira (4/11) o julgamento do pedido de criação de um partido político do Movimento Brasil Livre (MBL). Os ministros da Corte analisarão a criação do Partido Missão (Missão).

O processo foi incluído na pauta a pedido do relator, ministro André Mendonça, e já tem parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) para a formalização do partido.

A articulação para criar o que pode vir a ser o 30º partido político do Brasil começou em 2023. Desde então, o MBL reuniu 590 mil assinaturas, validadas pelo TSE. A entrada formal do pedido de registro do Missão se deu em julho deste ano, logo após a validação das assinaturas.

Candidato

Em entrevista concedida ao Metrópoles, em agosto, o presidente do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan Santos, afirmou que o grupo terá candidato à Presidência da República em 2026. Ao falar ao programa Contexto Metrópoles, Santos frisou que o MBL contará com um partido chamado “Missão”, habilitado a tempo das eleições gerais de 2026.

“Nós teremos candidato para presidente da República. Está indo para julgamento do TSE. Com o partido Missão, estaremos nas próximas eleições com um candidato. Já passaram os tempos de ficar com os dilemas (sobre quem apoiar). Agora a nossa tarefa é escolher um candidato”, disse.

Santos, um dos cofundadores do movimento criado em meio às manifestações de 2014 contra o governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), descartou que o partido possa apoiar uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O MBL rompeu com o governo paulista, como mostrado pelo Metrópoles. O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) deixou a vice-liderança do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Santos disse que o MBL “nunca se escorou no Tarcísio” e afirmou que colaboraram na aprovação da privatização da Sabesp.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?