metropoles.com

Transição anuncia recriação de ministérios da Indústria e Planejamento

Grupo de trabalho de Indústria, Comércio e Serviços apontou, ainda, a necessidade de reindustrialização do Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Andresr/Getty Images
Na imagem com cor, trabalhadores da indústria da moda
1 de 1 Na imagem com cor, trabalhadores da indústria da moda - Foto: Andresr/Getty Images

O coordenador dos grupos de trabalho da Transição, Aloizio Mercadante, anunciou, nesta quarta-feira (7/12), que o futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recriará os ministérios da Indústria e Comércio (MDIC) e do Planejamento e Orçamento (MPOC).

Em coletiva com o grupo de trabalho de Indústria, Comércio e Serviços, os integrantes destacaram que o MDIC terá como foco a reindustrialização do Brasil, setor que tem índices inferiores aos demais países.

“Mais do que apenas termos a recriação do MDIC, nós temos de ter um ministério que tenha força para realizar a reindustrialização do país”, afirmou Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e integrante do grupo. O político ainda destacou que o relatório final da Transição dirá que é necessário que a reforma tributária seja aprovada para que ocorra o processo de reindustrialização.

Sobre a questão orçamentária que implica a criação de pastas, Rigotto afirmou que não haverá aumento de custos aos cofres públicos:

“A criação de um novo ministério não significa ter novas estruturas funcionais. Trabalha-se com as estruturas já existentes, que foram espalhadas por vários ministérios.”

BNDES

O grupo de trabalho da Transição também destacou que houve um processo de descapitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que, neste ano, teve a menor dotação de impostos desde 1958.

“Você teve uma política deliberada de descapitalização do BNDES. O desafio é como reconstruir o funding do banco. Esse é um assunto na mesa, e é plenamente viável sem qualquer custo fiscal se forem dados a ele os mecanismos necessários”, destacou Mercadante.

Um dos maiores problemas, segundo o grupo, está no próprio funcionamento do banco. “O BNDES teve aumento de lucro, neste ano, de 30%, mas é tudo transferido para o tesouro nacional. O BNDES tem de ser fortalecido sem tirar recursos do tesouro. E tem mecanismo para isso.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?