metropoles.com

STF: Mendonça vota contra descriminalização do porte de maconha

O ministro do STF seguiu a divergência aberta por Cristiano Zanin e votou contra a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/STF
Bolsonaro Imagem colorida do ministro do STF André Mendonça durante sessão na Suprema Corte
1 de 1 Bolsonaro Imagem colorida do ministro do STF André Mendonça durante sessão na Suprema Corte - Foto: Divulgação/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou contra a descriminalização do porte de maconha e demais drogas para uso pessoal, mas a favor do estabelecimento de distinção entre tráfico e uso. Mendonça levou ao plenário do STF seu voto-vista no qual concordou com a divergência aberta por Cristiano Zanin e deixou o placar pela descriminalização do porte em 5 a 2.

Durante o embasamento de seu voto, Mendonça levou estudos sobre os efeitos nocivos da maconha e ainda apontou prejuízos na saúde mental de jovens, adolescentes e na saúde física de mulheres grávidas. “Há uma imagem falsa de que maconha não faz mal”, disse Mendonça em seu voto. Ele ainda completou: “fumar maconha é o primeiro passo para o precipício”.

Com o voto, o STF tem, até o momento, cinco votos a favor da descriminalização apenas do porte de maconha: Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber. Os dois contrários são de Cristiano Zanin e André Medonça.

No mesmo voto, no entanto, Mendonça foi favorável a estabelecer uma quantidade mínima da droga que diferencie usuário de maconha de traficante. Para o ministro, essa quantia deveria ser fixada em 10 gramas para que seja considerado usuário. 

A discussão no STF é sobre a aplicação do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei nº 11.343/2006), que prevê sanções alternativas — como medidas educativas, advertência e prestação de serviços — para compra, porte, transporte ou guarda de drogas para consumo pessoal.

A norma também sujeita às mesmas penas quem semear, cultivar ou colher plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de produtos ou substâncias capazes de causar dependência física ou psíquica.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?