metropoles.com

SP pede ao Ministério do Turismo para gerir Cinemateca

Secretaria de Cultura de SP enviou ofício em nome do estado e da prefeitura para que instituição seja recuperada e gerida localmente

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Incêndio na Cinemateca de SP
1 de 1 Incêndio na Cinemateca de SP - Foto: Reprodução

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que pediu formalmente ao governo federal, nesta segunda-feira (2/8), que repasse a administração da Cinemateca Brasileira ao governo estadual e à prefeitura da capital paulista.

“Hoje o secretário de Cultura do estado de SP encaminhou um ofício ao Ministro do Turismo em nome do governo do estado e da prefeitura, mencionando que estamos à disposição para receber a Cinemateca, recuperar o edifício que foi vitimado pelo incêndio na Vila Leopoldina e também recuperar e gerenciar todo o arquivo de filmes da Vila Mariana, e fazer aquilo que já deveria ter sido feito anteriormente”, disse Doria.

O pedido para que a Cinemateca passasse à gestão local já havia sido feito pelo ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), mas nunca foi respondido pelo governo federal.

Fogo

Na última quinta-feira (29/7), um galpão da Cinemateca na Vila Leopoldina, zona oeste da capital, pegou fogo. Ainda não se sabe exatamente o que foi perdido, mas o local guardava equipamentos de cinema e cópias únicas de filmes.

A Cinemateca é de responsabilidade da Secretaria Especial de Cultura, que faz parte do Ministério do Turismo. Até 2019, era gerida pela Fundação Roquette Pinto, mas o contrato foi rescindido unilateralmente pelo governo, em 2020, e está fechada desde março de 2020, por falta de repasses financeiros e pagamentos de funcionários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?