metropoles.com

Prédio da Cinemateca pega fogo em São Paulo

Incêndio de grandes proporções atingiu prédio na Vila Leopoldina na tarde desta quinta-feira (29/7); fogo foi controlado por volta das 20h

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Fogo na Cinemateca (SP)
1 de 1 Fogo na Cinemateca (SP) - Foto: Reprodução

São Paulo – Um incêndio de grandes proporções atingiu o prédio da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, no final da tarde desta quinta-feira (29/7). 

Foram deslocadas 17 viaturas dos bombeiros para o local, que controlaram o fogo por volta das 20h. Segundo a corporação, não havia pessoas dentro do galpão no momento em que o incêndio teve início e não há registro de vítimas. Ainda de acordo com os bombeiros, as chamas começaram durante manutenção no ar-condicionado.

A área atingida é de 300 a 400 metros quadrados e abrange duas salas de filmes e uma de acervo impresso do primeiro andar, com material das décadas de 1920 e 1940, segundo a capitã dos bombeiros Karina Paula Moreira.

O prédio atingido não é a sede principal da Cinemateca, é um imóvel destinado a reservas específicas de guarda de acervos, áreas de processamento de acervos fílmicos e documentais, laboratório de impressão fotográfica digital, bem como demais instalações administrativas, de apoio e serviços.

Tragédia anunciada

Em abril deste ano, trabalhadores da Cinemateca divulgaram uma carta na qual denunciaram abandono e má-gestão, além do risco iminente de incêndio. “A possibilidade de autocombustão das películas em nitrato de celulose, e o consequente risco de incêndio frequentemente recebem mais atenção da mídia e do público. A instituição enfrentou quatro incêndios em seus 74 anos, sendo o último em 2016, com a destruição de cerca de 500 obras”, diz.

“O risco de um novo incêndio é real”, segue a carta.

O manifesto ressalta ainda deficiência de técnico contratado. “O acervo segue desacompanhado e não há qualquer informação sobre suas condições. Por esse motivo, lançamos um alerta acerca dos riscos que correm o acervo, os equipamentos, as bases de dados e a edificação da instituição”, completa.

O Ministério Público Federal (MPF) alerta o governo federal sobre o risco de incêndio no galpão desde 2020. A gestão Jair Bolsonaro iniciou um chamamento para atrair uma nova entidade para gerir a Cinemateca Brasileira, mas esse processo ainda não foi finalizado, aponta o MPF.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?