Shor diz ao STF que ainda há apurações em curso sobre trama golpista

Nesta 2ª, em audiência das testemunhas do núcleo 3 da suposta trama golpista no STF, delegado da PF, Shor, prestou novos esclarecimentos

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Fachada da sede Policia Federal em Brasilia, com viaturas na saida da garagem, após o ex-presidente Jair Bolsonaro PL chegar para prestar depoimento – Metropoles 2
1 de 1 Fachada da sede Policia Federal em Brasilia, com viaturas na saida da garagem, após o ex-presidente Jair Bolsonaro PL chegar para prestar depoimento – Metropoles 2 - Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

Durante as audiências das testemunhas do núcleo 3 da suposta trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta terça-feira (22/7), o delegado da Polícia Federal (PF) Fabio Shor afirmou que ainda há investigações em andamento no inquérito policial para buscar nomes que teriam atuado no campo operacional do plano que já é julgado pela Corte.

O delegado estava respondendo perguntas da defesa do réu Wladimir Mato Soares, policial federal que afirmou que mataria “meio mundo” pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Wladimir é acusado de divulgar informações sobre a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao ser questionado se poderia dar mais detalhes de quem seria a equipe que realizava o monitoramento de autoridades, Shor afirmou que tudo está no relatório da PF sobre a trama golpista e destacou que investigações ainda estão em andamento.

“A investigação está toda nos autos, aquilo que foi identificado. Existem investigações ainda em andamento em relação à identificação de outras pessoas que atuaram no campo operacional”, disse Shor.
Shor diz ao STF que ainda há apurações em curso sobre trama golpista - destaque galeria
4 imagens
Shor diz ao STF que ainda há apurações em curso sobre trama golpista - imagem 2
Centrão se une ao PL para esvaziar competência do STF
Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal
Sede do STF em Brasília
1 de 4

Sede do STF em Brasília

Reprodução
Shor diz ao STF que ainda há apurações em curso sobre trama golpista - imagem 2
2 de 4

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Centrão se une ao PL para esvaziar competência do STF
3 de 4

Centrão se une ao PL para esvaziar competência do STF

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova
Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal
4 de 4

Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal

Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova

Wladimir foi flagrado em áudios obtidos e periciados pela PF que mostram ele passando informações sobre a segurança do presidente Lula a servidores ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em relação ao STF, o policial federal chegou a afirmar em uma das gravações que haveria um grupo armado para prender ministros da Corte. Ele chega a falar ainda que haveria disposição para uso de força letal e “matar meio mundo”.

Esse é o segundo dia nesta semana que Shor comparece às audiências no STF para prestar esclarecimentos. O delegado reforçou que existia um monitoramento de autoridades como Lula, Alckmin e Moraes.

“Como nós expusemos no relatório final e no relatório de análise, uma equipe operacional que estava pronta para prender e executar o ministro Alexandre Moraes. Além disso, seriam as ações de monitoramento do então candidato eleito, do ex-narrador Lula da Silva, no mês de novembro de 2022”.

Núcleo 2

Durante depoimento como testemunha das defesas de Filipe Martins e de Marcelo Câmara, nessa segunda-feira (21/7), Shor, confirmou dados da investigação que levaram ao indiciamento dos acusados pela suposta trama golpista e do que a corporação chama de rede para um atentado ao Estado Democrático de Direito.

Shor respondeu às perguntas dos advogados e expôs, com dados e informações, os contrapontos à investigação. O delegado argumentou, ainda, que o indiciamento não está baseado somente na delação do colaborador, tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Questionado pelo advogado de Marcelo Câmara, Eduardo Kuntz, sobre o monitoramento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Shor confirmou que as investigações levam a crer que Câmara atuava no núcleo de inteligência paralela e repassava deslocamentos do ministro Alexandre de Moraes a Mauro Cid. “A gente da Polícia Federal entende que há uma divisão de tarefas e ele era incumbido de obter esses dados”, disse Shor.


Réus do núcleo 3 da trama golpista

  • Bernardo Romão Correa Netto – coronel do Exército;
  • Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira — general da reserva do Exército;
  • Fabrício Moreira de Bastos — coronel do Exército;
  • Hélio Ferreira Lima — tenente-coronel do Exército;
  • Márcio Nunes de Resende Júnior — coronel do Exército;
  • Rafael Martins de Oliveira — tenente-coronel do Exército;
  • Rodrigo Bezerra de Azevedo — tenente-coronel do Exército;
  • Ronald Ferreira de Araújo Júnior — tenente-coronel do Exército;
  • Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros — tenente-coronel; e
  • Wladimir Matos Soares — policial federal.

Segundo a PGR, os réus do núcleo 3 integravam a organização criminosa com o objetivo de manter Bolsonaro no poder. A acusação aponta que, em 28 de novembro de 2022, após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições, os réus se reuniram para discutir a elaboração de uma carta de teor golpista a ser enviada aos comandantes das Forças Armadas.

Além disso, afirma a PGR, o grupo planejava ações para provocar um fato com forte impacto e mobilização social, o que permitiria a Bolsonaro e seus aliados avançarem no plano golpista. Entre essas ações, estariam o assassinato de autoridades, como o próprio Lula, o ministro Alexandre de Moraes e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?