metropoles.com

Senado inicia reposição de carpetes danificados na invasão de 8/1

Não foi possível recuperar a maior parte do material do Senado, que ficou inundado e foi corroído pelo uso de extintores de incêndio

atualizado

Compartilhar notícia

Edilson Rodrigues/Agência Senado
reposição carpete senado
1 de 1 reposição carpete senado - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado Federal começou a substituir o carpete do Salão Azul, o principal salão da casa. O material foi danificado durante a invasão de bolsonaristas ao prédio em 8 de janeiro.

O custo estimado para a troca dos 1, 6 mil m² de carpete é de R$ 818 mil. Os tapetes foram inundados devido à ativação do sistema contra incêndio, e danificados pela “utilização excessiva dos extintores de incêndio do tipo ABC (pó químico)”, informou o Senado em nota.

A troca do material aproveitou o feriado de Carnaval, momento em que a movimentação na Casa é menor. A segunda parte da substituição está programada para acontecer em abril.

“Mesmo após diversas tentativas de limpeza e de recuperação, a umidade prolongada e a exposição a agentes químicos geraram apodrecimento de alguns componentes do carpete, com produção de mau cheiro, manchas, deslocamentos e enrugamentos em alguns locais”, destaca a Casa.

De acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU) o prejuízo causado pelos estragos nas sedes dos Três Poderes passa de R$ 20 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?