metropoles.com

Projeto no Senado prevê memorial sobre atos antidemocráticos de 8/1

Projeto apresentado pela senadora Leila Barros (PDT-DF) prevê homenagem à resistência do povo e das instituições a tentativas de golpes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/SPOL
Imagem colorida mostra invasão ao Senado Federal - Metrópoles

Um projeto apresentado ao Senado propõe a criação de memorial sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultaram na depredação do próprio Congresso Nacional — onde fica o Senado —, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta é de que o memorial faça homenagem à “resistência do povo e das instituições democráticas do país a golpes e tentativas de golpe que já ocorreram contra a democracia”.

O Projeto de Resolução do Senado nº 3/2023 propõe que os tributos ocorram em um corredor próximo ao Plenário do Senado e na página oficial da Casa, na internet.

Manifestantes golpistas invadem e destroem o Congresso nacional

0

A autora da proposta, senadora Leila Barros (PDT-DF), disse que o objetivo é “demonstrar que a democracia é uma conquista da sociedade brasileira e que precisa ser permanentemente cuidada e cultivada”.

O projeto também prevê a criação de uma escultura que remeta aos atos de 8 de janeiro. A peça, selecionada por meio de concurso, seria exposta no corredor que liga o Plenário ao Anexo II, exatamente onde os extremistas foram contidos pela polícia legislativa, duas horas após a invasão do Congresso, segundo Leila.

A proposta será analisada pelas comissões do Senado. Se for a plenário, precisa de maioria simples  — metade dos senadores presentes à sessão, mais um — para aprovação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações