metropoles.com

Primeiro lote de vacinas para crianças começa a chegar aos estados

Voo com primeiras doses da Pfizer pousou no Brasil na quinta-feira (13/1); imunizantes começam a chegar aos estados nesta sexta-feira (14/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/ Metrópoles
Na imagem colorida, uma criança está de frentre para uma enfermeira com uma seringa nas mãos
1 de 1 Na imagem colorida, uma criança está de frentre para uma enfermeira com uma seringa nas mãos - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

As primeiras doses da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos começaram a chegar aos estados nesta sexta-feira (14/1). O cronograma de aplicação será definido pelas unidades da Federação. Até as 7h desta sexta, as primeiras doses já haviam chegado ao DF, Espírito Santo e Pará.

Com exceção de São Paulo, em que o transporte seria via terrestre, todos os demais estados do país mais o Distrito Federal vão receber as doses por avião. Rio de Janeiro também receberia as vacinas por via aérea, mas as doses chegarão por transporte terrestre.

Clique aqui e saiba tudo sobre a vacinação infantil.

O primeiro lote do imunizante Pfizer para crianças de 5 a 11 anos chegou na quinta-feira (13/1). O avião com 1,248 milhão de doses pousou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Depois, as vacinas foram enviadas ao Aeroporto de Guarulhos (SP), onde a equipe do Ministério da Saúde recebeu os imunizantes.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, garantiu que não faltará vacinas para crianças e frisou que a vacinação não será obrigatória e que “os pais que desejarem” vacinar os filhos terão imunizantes disponíveis.

0

A vacinação contra Covid do público infantil foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro, mas o governo federal só definiu as regras em 5 de janeiro.

A aplicação começará em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas. O intervalo entre cada dose será de 8 semanas. Caso o menor não esteja acompanhado dos pais, ele deverá apresentar um termo por escrito assinado pelo responsável.

Covid: veja as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Segundo o Ministério da Saúde, em janeiro, o país receberá 4,3 milhões de doses; em fevereiro, outras 7,2 milhões. Por fim, em março, será entregue o maior volume: 8,4 milhões.

Ao todo, de acordo com o planejamento do Ministério da Saúde, foram encomendadas mais de 20 milhões de vacinas pediátricas da Pfizer para esta etapa da imunização.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?