Ministério manda recolher todas as cervejas da Backer. Veja lista

Autoridades desconfiam que outras cervejas, além da Belorizontina, possam ter sido contaminadas com dietilenoglicol

Divulgação

atualizado 13/01/2020 18:44

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) determinou à Cervejaria Backer que recolha todos os rótulos que produz, não apenas a Belorizontina. As autoridades suspeitam que mais marcas possam ter sido contaminadas com a substância dietilenoglicol, encontrada em um tanque da fábrica da empresa segundo a Polícia Civil mineira.

A contaminação por dietilenoglicol é suspeita de provocar uma doença chamada síndrome nefroneural, que matou ao menos uma pessoa em Minas Gerais. Outros 10 casos estão sendo tratados pelos serviços de saúde da região.

A determinação vale para todas as cervejas Backer produzidas a partir de outubro de 2019 até esta segunda-feira (13/01/2020). São pelo menos 22 rótulos da Backer que estão com comercialização suspensa por tempo indeterminado (até que seja confirmado ou descartado que a contaminação chegou a outras bebidas além da Belorizontina).

“Até o momento não há resultado laboratorial que confirme a presença de etilenoglicol ou dietilenoglicol em outras marcas de cerveja da empresa, esses produtos estão sendo analisados e, caso existam resultados positivos, novas medidas serão adotadas”, informou o Mapa, em nota.

Três lotes contaminados
A polícia mineira também informou que vestígios da substância dietilenoglicol foram encontrados em novo lote da cerveja Belorizontina, além dos dois que já haviam sido identificados.

“Temos hoje a constatação de três lotes de cervejas contaminados pelo dietilenoglicol”, disse o delegado Flávio Grossi.

O novo lote contaminado é o L2 1354. A substância tóxica também foi verificada nos lotes L1 1348 e L2 1348.

Veja a lista de rótulos da Backer:

Belorizontina
Backer Pilsen
Backer Trigo
Backer Pale Ale
Backer Brown
Capixaba
Capitão Senra
Pele Vermelha IPA
Bravo
Backer Bohemia Pilsen
Backer Pilsen Export
Exterminador de Trigo
Três Lobos
Corleone
Tommy Gun
Diabolique
Julieta
Cabral
Medieval
Backer Reserva
Fargo
Cacau Bomb

Últimas notícias