Insuficiência renal é sintoma grave de contágio por coronavírus

Os sintomas mais leves são os mesmos de uma gripe comum, como febre, tosse e coriza. Brasil monitora 132 casos suspeitos

atualizado 27/02/2020 17:59

A confirmação do primeiro contágio por coronavírus de um brasileiro e o aumento no número de casos suspeitos – são 132 no Brasil nesta quinta-feira (27/02/2020) – faz subir o interesse na doença e em seus sintomas, mas a maioria deles é muito parecida com os de uma gripe comum. As diferenças aparecem apenas em casos mais graves.

Em geral, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas infectadas pelo vírus, que tem a China como epicentro, desenvolvem sintomas como febre, coriza e tosse. Alguns casos podem incluir falta de ar e diarreia.

Em casos mais graves (algo que ainda não ocorreu no Brasil, pois o paciente zero está em bom estado clínico), os sintomas podem evoluir para insuficiência e até falência renal; e pneumonia.

Por causa da similaridade com sintomas de outras doenças, o Ministério da Saúde indica que só se preocupem pessoas que viajaram recentemente para locais onde o vírus circula, como a Ásia e alguns países europeus, ou pessoas com esses sintomas que tiveram contato com quem viajou.

Últimas notícias