metropoles.com

Anvisa analisa pedido da Saúde para liberar vacina contra Monkeypox

Imunizante da farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic será importado para aplicação em profissionais da saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença
1 de 1 banco de imagem seringa variola macaco monkeypox saude doença - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde protocolou, nesta terça-feira (23/8), o pedido de análise da primeira vacina contra a monkeypox na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente, o imunizante é produzido apenas pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic.

A pasta está nas fases finais das tratativas para aquisição de 50 mil unidades, por intermédio do fundo rotatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A alternativa é utilizada uma vez que a empresa não tem representante no país.

“Nessa análise, a agência confirmará se as características essenciais da vacina são as mesmas aprovadas pela autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa (Aree), tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações”, explica a autarquia, em nota.

Na última sexta-feira (19/8), a Anvisa aprovou, em reunião extraordinária da diretoria colegiada, a importação excepcional de vacinas e medicamentos para tratar a varíola dos macacos.

A medida permite que o Ministério da Saúde compre remédios e imunizantes que ainda não têm registro junto à agência. A autorização terá caráter “excepcional e temporário”, informou o órgão regulador.

A Anvisa criou, em 27 de julho, um Comitê Técnico de Emergência para acompanhar o crescimento dos casos da doença no país e agilizar os processos em resposta a emergência de saúde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?