Saúde avisará demais países sobre problema com dados de brasileiros
Ataque hacker aos sistemas do governo federal ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira. Não há prazo para restabelecer os dados
atualizado
Compartilhar notícia

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, informou, nesta sexta-feira (10/12), que os países que receberão voos diretos do Brasil serão informados sobre a indisponibilidade dos sistemas do governo federal.
A medida faz parte de um acordo entre o Ministério da Saúde e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e visa auxiliar brasileiros que têm viagem marcada para o exterior nos próximos dias.
“A gente entrou em contato com o MRE, que prontamente se colocou à disposição para comunicar todos aqueles países que nos próximos dias receberão voos do Brasil sobre o ocorrido. Até então, o brasileiro poderia entrar nesses locais com certificado digital. Vamos informá-los de que o Brasil sugere que cartão [de vacinação] físico seja aceito”, informou Cruz.
Segundo o secretário, não há prazo para restabelecer os sistemas de dados do órgão federal. “O que a gente ainda não conseguiu restabelecer foram as informações que tratam do registro da vacinação. O time está trabalhando intensamente pra conseguir restabelecer isso o mais rapidamente possível”, explicou.
De acordo com Cruz, o Ministério da Saúde comunicará os cidadãos “assim que tiver uma posição da equipe tecnológica” sobre a restituição dos sistemas.
Ataque na madrugada
O ataque hacker aos sistemas do governo federal ocorreu durante a madrugada desta sexta-feira e teria “sequestrado” cerca de 50 terabytes de dados relacionados à pasta. A organização Lapsus$ Group assumiu a autoria da invasão, de acordo com a mensagem deixada no site.
Em nota oficial, o órgão informou que uma série de sistemas foram afetados: e-SUS Notifica (sistema de notificação de casos de Covid), Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades, como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.
A invasão foi definida pelos próprios hackers como “ransomware”, quando o conteúdo é “sequestrado” e cobra-se um valor, em dinheiro ou bitcoin (moeda virtual), para a devolução do material. Às 7h, a página do ministério voltou a ser acessada. Na tarde desta sexta, o ministério negou que os dados tenham sido criptografados.
De acordo com a pasta, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal (PF) foram acionados e investigam o ataque. Além disso, o departamento de informática do DataSus trabalha para o restabelecimento dos serviços.
Portaria postergada
A situação forçou o governo a adiar, por sete dias, a exigência de quarentena e prova vacinal para turistas estrangeiros que chegam ao país. As novas regras começariam a valer neste sábado (11/12), mas foram proteladas.
Segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, a portaria que detalhava as novas medidas, publicada na última quarta-feira (8/12), será postergada. Isso porque, com o ataque hacker aos sistemas, pacientes ficam impossibilitados de emitirem o Certificado Digital de Vacinação contra a Covid-19 por meio do aplicativo ConecteSUS.














