São Paulo anuncia reabertura de serviços não essenciais nos fins de semana

Fechamento de bares e restaurantes em decreto do governo estadual chegou a ser alvo de protestos por comerciantes

atualizado 03/02/2021 13:34

João DoriaFábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O governo de São Paulo suspendeu nesta quarta-feira (3/2) as medidas mais restritivas de enfrentamento à Covid-19 que vinham sendo adotadas em todo o estado nos fins de semana. Com isso, as restrições extras, normalmente adotadas apenas na fase vermelha do Plano São Paulo, ficam suspensas nas regiões que estão na fase laranja, e os serviços não essenciais poderão reabrir a partir do próximo fim de semana. Continua em vigor, no entanto, a proibição da venda de bebida alcóolica após às 20h.

A decisão foi tomada após duas semanas seguidas com redução no número de óbitos e internações no estado. “Tivemos, felizmente, queda no número de internações tanto em leitos primários quanto nos de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste fim de semana”, disse o governador João Doria (PSDB).

A redução nas internações foi de 11%. “Isto, porém, não deve compreender falta de cuidado e de atenção para que as pessoas estejam protegidas, assim como funcionários dos estabelecimentos”, completou Doria.

A decisão vale para a Grande São Paulo e as regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba

Apesar da revisão nas medidas restritivas, o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 em São Paulo, Paulo Menezes, destaca que o estado continua com a transmissão em alta, em nível semelhante ao registrado em momentos de pico do ano passado.

Desde 25 de janeiro, quase um quarto da população do estado está na fase vermelha, a mais restritiva, e o restante permanece na laranja, um pouco menos rígida, mas com regras mais restritivas após às 20h e nos fins de semana. Na ocasião, a decisão gerou protestos de donos de bares e restaurantes.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Mais lidas
Últimas notícias