metropoles.com

Após queda nas internações, São Paulo deve relaxar restrições nesta 4ª

Estado contabiliza duas semanas seguidas com leve redução nas mortes e internações provocadas pela Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Governo de SP
doria
1 de 1 doria - Foto: Divulgação/Governo de SP

São Paulo – O governo de São Paulo deve anunciar nesta quarta-feira (3/2) uma revisão nas medidas restritivas de combate à pandemia de coronavírus. A previsão é de que sejam suspensas as regras mais rígidas, que permitem apenas o funcionamento de serviços essenciais após as 20h e nos finais de semana.

Segundo o governador João Doria (PSDB) afirmou na última segunda-feira (1º/2), isso significa que o horário de funcionamento de comércios, shoppings, bares e restaurantes será revisto.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, a revisão é motivada pela queda no número de internações por Covid-19. Segundo ele, o índice caiu 8% na última semana. A ocupação dos leitos de UTI está em 68,5% no estado, e em 67,9% na Grande São Paulo, ante taxas superiores a 70% nas semanas anteriores. Já o número de óbitos se manteve estável em relação à semana epidemiológica anterior.

“Reduzimos a ocupação nos leitos de UTI [para] 68,5% no estado, 67,9% na Grande São Paulo. Nas semanas anteriores, eram taxas superiores acima de 70%”, disse ele. “Se nós não tivéssemos agido da maneira que foi feito, o sistema de saúde do estado teria infelizmente colapsado”, completou.

As novas medidas, porém, só entrarão em vigor na sexta-feira (5/2), quando o governo anunciará a reclassificação das cidades. Desde 25 de janeiro, quase um quarto da população do estado está na fase vermelha, a mais restritiva, e o restante permanece na laranja, um pouco menos rígida. Na ocasião, a decisão gerou protestos de donos de bares e restaurantes.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?