metropoles.com

Saída de Moro é rejeitada por 70% de perfis engajados na política

Levantamento foi feito nesta sexta-feira pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, a partir do Twitter

atualizado

Compartilhar notícia

Segundo levantamento feito pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV DAPP), a saída do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sérgio Moro, anunciada nesta sexta-feira (24/04), gerou repúdio de 70% dos perfis engajados no debate político nas redes sociais. Os dados coletados no Twitter entre 11 e 13h30, apontam que a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro se mostrou dividida.

A análise constatou que o campo de oposição ao governo superou, nesta sexta-feira, o espaço obtido na defesa do então ministro Luiz Henrique Mandetta, que chegou a mobilizar 60% dos perfis em seu apoio no início deste mês. Já a base de direita, por sua vez, se apresenta até o momento dividida no tom do debate.

A pesquisa também destaca que influenciadores de direita, como @rconstantino, @anapaulavolei, @leandroruschel e @carlazambelli38 lamentaram a demissão de Moro, destacando que o pedido foi uma perda no combate à corrupção e, possivelmente, um erro do governo.

Outros perfis como @allantercalivre, @danielpmerj, @realpfigueiredo publicaram os primeiros ataques ao ex-juiz e agora ex-ministro, criticando o pronunciamento e o acusando de agir politicamente e reforçando a confiança em Jair Bolsonaro.

A oposição da esquerda analisou a narrativa do ex-juiz como inconsistente. Também apontaram ilegalidades no discurso do pronunciamento, e enalteceram o reconhecimento da autonomia da PF em governos do PT em seu discurso.

Desdobramento nas redes sociais

Hashtags de apoio a Moro predominam em meio a mais de 1 milhão de tuítes em 2h. A análise afirma que nos dois primeiros lugares do debate, aparecem as hashtags em defesa de Moro #bolsonarotraidor e #forabolsonaro. Já, apoiando as ações do presidente, as hashtags mais usadas foram #tchauquerido, #fechadocombolsonaro e #fechadoscombolsonaro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?