metropoles.com

Aliado de Moro, diretor do Depen cogita entregar o cargo

A expectativa é de que Fabiano Bordignon comunique a decisão aos diretores do órgão em uma reunião agendada para 16h desta sexta-feir

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
Fabiano-Bordignon
1 de 1 Fabiano-Bordignon - Foto: Agência Brasil

Um dos nomes mais fortes da gestão de Sergio Moro no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o delegado da Polícia Federal Fabiano Bordignon (foto em destaque), diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), cogita entregar o cargo em solidariedade ao ex-juiz. O ministro mais popular do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) pediu demissão nesta sexta-feira (24/04) e fez graves acusações ao presidente da República.

A expectativa é de que o diretor-geral do Depen comunique a decisão aos diretores do órgão em uma reunião agendada para 16h desta sexta-feira (24/04). No entanto, pessoas próximas a Bordignon ainda tentam convencê-lo a permanecer na chefia do departamento, pois consideram que a saída do delegado representaria uma grande perda para o órgão.

O policial está no cargo desde que Moro assumiu o ministério. Fabiano Bordignon se destaca por ter ampla experiência no sistema carcerário, na cooperação internacional e no combate às facções criminosas. Ele também é conhecido por ser um homem de diálogo. Antes de assumir o Depen, Bordignon era superintendente da PF em Foz do Iguaçu, no Paraná.

À frente do departamento, comandou operações históricas e contornou conflitos como a transferência do líder máximo do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, para Brasília e as medidas preventivas diante de um suposto plano de fuga no sistema penitenciário federal . Recentemente, colaborou com a transferência do narcotraficante, também ligado ao PCC, Gilberto Aparecido dos Santos, o Fuminho, para a Penitenciária Federal de Catanduvas (PR).

Se entregar o cargo, Bordignon não será o primeiro a sair após Moro anunciar que deixou o comando da pasta. Luciano Timm, titular da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao MJSP, informou que irá colocar o cargo à disposição. Por meio das redes sociais, afirmou que conheceu gente nova, aprendeu coisas diferentes. “Mas acima de tudo servi ao meu país ao lado de uma equipe técnica, comprometida e honesta. Volto a fazer o que sempre soube, não sem antes garantir uma transição segura a (o) meu (minha) sucessor (a)”, diz o texto.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações