metropoles.com

Saiba quem é o réu do 8/1 que morreu após cair de uma árvore

Giovanni Carlos dos Santos, 46 anos, usava tornozeleira eletrônica por ser investigado como instigador dos atos antidemocráticos de 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Imagem colorida de réu de 8 de janeiro morto após cair de uma árvore, Giovanni Carlos
1 de 1 Imagem colorida de réu de 8 de janeiro morto após cair de uma árvore, Giovanni Carlos - Foto: Reprodução/Instagram

Um homem, réu pelos atos de 8 de janeiro de 2023, morreu após cair de uma árvore, em São José dos Campos (SP). Aos 46 anos, Giovanni Carlos dos Santos, era chamado pelos amigos de “patriota” e ajudava nos cuidados com o pai, que sofreu um AVC.

Ele era réu no âmbito do Inquérito nº 4.921, que investiga autores intelectuais e pessoas que instigaram os atos. Giovanni foi acusado por incitação ao crime (artigo 286, parágrafo único, do CP) e associação criminosa (artigo 288).

Ele chegou a ser preso em janeiro de 2023 e teve a liberdade provisória concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em março do mesmo ano. A decisão ocorreu mediante a condição de o réu usar tornozeleira eletrônica, além de outras cautelares.

Giovannu morreu na quarta-feira (24/1), mas o velório foi realizado nesta sexta (26/1). O sepultamento foi informado no portal da Urbanizadora Municipal e pela advogada Valquíria Durães, representante de Santos na ação que corre no STF.

O STF aceitou denúncia contra Goivanni em um bloco de análise com outras 244 pessoas. O homem usava tornozeleira eletrônica enquanto aguardava a ação penal contra ele ser julgada. No entanto, sofreu o acidente e não resistiu.

Um velório on-line de Giovanni foi realizado às 10h desta sexta. A advogada Valquíria Durães fez o convite aos seguidores para acompanhar:

Imagem colorida publicada no Instagram da advogada Valquíria Durães para falar da morte de Giovanni Carlos

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?