metropoles.com

RS tem 13 barragens em alerta e 5 delas obrigam evacuação

As estruturas são de usos múltiplos e monitoradas pelo Estado. Há outras cinco de geração de energia que são acompanhadas pela Aneel

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Serviço Geológico do Brasil
Imagem colorida do Rio Caí, no Rio Grande do Sul - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Rio Caí, no Rio Grande do Sul - Metrópoles - Foto: Divulgação/Serviço Geológico do Brasil

O Estado do Rio Grande do Sul tem 13 barragens em alerta para o risco de rompimento. Destas, cinco já estão em processo de evacuação, conforme a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) divulgou na tarde desta quinta-feira (2/5). Outras cinco, que são de geração de energia elétrica, são acompanhadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

As cinco barragens para as quais foi orientada, pela Defesa Civil, a evacuação da região são: barragem Santa Lúcia, em Putinga; barragem São Miguel do Buriti, em Bento Gonçalves; barragem Belo Monte, em Eldorado do Sul; barragem Dal Bó, em Caxias do Sul; e barragem Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha.

0

A Defesa Civil orientou moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado, que deixem em áreas de risco, que deixem os espaços e busquem abrigos seguros durante a elevação do nível do rio.

O barramento 14 de Julho, em Cotiporã, colapsou nesta quinta em meio às fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e têm provocado danos materiais e mortes.

Após o rompimento em Cotiporã, o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, determinou o que a administração estadual fizesse contato com municípios que ficam após a barragem 14 de Julho para que áreas de risco fossem evacuadas.

“O grande problema agora é a velocidade com que a água vai descer rumo a Santa Bárbara e Santa Tereza. (…) O risco agora é a vazão a partir da barragem 14 de Julho”, disse ele.

Energia

A Aneel e o ONS monitoram outras cinco barragens de geração de energia elétrica. Elas são consideradas em estado de atenção. São elas: Capigui, em Passo Fundo; Guarita, em Erval Seco; Herval, Santa Maria do Herval; Passo do Inferno, São Francisco de Paula; e Monte Carlo, Bento Gonçalves – Veranópolis.

No início da noite desta quinta, o governo estadual confirmou que as mortes somam 29 e há 60 pessoas desaparecidas. Ao menos 10 mil pessoas tiveram as moradias afetadas e estão desabrigadas. Os municípios que sofrem com transtornos totalizam 213.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?